O programa para integrar o Sting Ray Mod 1 ao Poseidon está em andamento e dará ao Reino Unido uma capacidade de torpedo potente e soberana, proporcionando flexibilidade à frota do Poseidon.
O P-8 Poseidon da RAF é uma aeronave multimissão de patrulha marítima, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra antissubmarino e de superfície, bem como missões de vigilância e busca e salvamento.
Em serviço na Royal Navy, o Sting Ray Mod 1 pode ser integrado tanto em sistemas de missão de plataforma aérea quanto de superfície. O Sting Ray Mod 1 é um torpedo leve de guerra antissubmarino que pode ser lançado a partir de Fragatas, helicópteros e aeronaves de patrulha marítima contra alvos submarinos de todos os tipos.
Possuindo um sofisticado sistema de retorno acústico e sistema de navegação de alta precisão, o torpedo pode detectar, classificar e atacar alvos de forma autônoma, possuindo baixos custos durante a vida útil e não requer manutenção intrusiva durante toda a sua vida útil.
Capitalizando o investimento na variante Mod 0, original do torpedo e sua infraestrutura de suporte, o Mod 1 sustenta a posição do Sting Ray como a principal arma subaquática leve e autônoma do mundo, nas próximas décadas.
O Sting Ray Mod 1 foi projetado para derrotar as ameaças de submarinos que operam no ambiente oceânico e do submarino convencional silencioso em águas costeiras.
O desempenho do Sting Ray Mod 1 é sustentado pelo desenvolvimento de um novo software acústico e tático, aproveitando o conhecimento adquirido em extensos testes realizados no Mod 0.
FONTE: RAF