O governo do Canadá assinou uma LOA (Letter of Offer and Acceptance) para aquisição via FMS (Foreign Military Sales) de 16 aeronaves Boeing P-8A Poseidon, como parte do Projeto Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA).
O Canadá assim se junta a outros usuários como os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, e se torna a quinta nação da OTAN a ter selecionado o P-8 como sua aeronave multimissão. A entrega do primeiro Poseidon está prevista para 2026.
“O P-8 reforçará a capacidade e prontidão de defesa do Canadá e estamos ansiosos para entregar essa capacidade à Royal Canadian Air Force. Juntamente com nossos parceiros canadenses, entregaremos um forte pacote de benefícios industriais e tecnológicos que garantirá prosperidade contínua à indústria aeroespacial e de defesa do Canadá”, disse Heidi Grant, Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Boeing Defense, Space & Security.
O P-8 é a única solução comprovada em serviço e em produção que atende a todos os requisitos do CMMA, incluindo alcance, velocidade e capacidade de carga útil. Esta decisão beneficiará centenas de empresas canadenses e trará décadas de prosperidade ao Canadá através do apoii da plataforma fornecida pelos nossos parceiros industriais canadenses.
A aquisição da P-8 gerará benefícios de quase 3.000 empregos e US$ 358 milhões anuais em produção econômica para o Canadá, de acordo com um estudo independente de 2023 da Doyletech Corporation, com sede em Ottawa .
“Este é um dia muito importante para a Royal Canadian Air Force e para a Boeing”, disse Charles “Duff” Sullivan, diretor administrativo da Boeing Canadá. “O P-8 oferece capacidades incomparáveis e é a solução mais acessível para aquisição e custos de manutenção do ciclo de vida. Não há dúvida de que o P-8 protegerá os oceanos e as fronteiras do Canadá para as gerações futuras”.
A Equipe Poseidon constitui o principal elo da parceria da indústria canadense do P-8, composta por CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero. A equipe se baseia nos 81 fornecedores canadenses existentes para a plataforma P-8 e em mais de 550 fornecedores da Boeing em todas as províncias, contribuindo para o benefício econômico anual de aproximadamente CAD$ 4 bilhões da empresa para o Canadá, apoiando mais de 14.000 empregos canadenses.
Com mais de 160 aeronaves entregues (ou em serviço) e 560.000 horas de voo, o P-8 tem capacidades comprovadas para guerra antissubmarino, guerra antissuperfície, inteligência, vigilância, reconhecimento e assistência humanitária/resposta de socorro em desastres.
FONTE: Boeing
A embraer tem uma plataforma pra adaptar….preço menor…mercado caindo de maduro…
Colombelli, estás comparando maçã com laranja. O P 8 tem maior alcance, maior payload, e sistemas embarcados que só Deus sabe o que tem dentro.
Não afirmo que uma versão do 190 não poderia servir futuramente a MB, quando assumir a av de patrulha e talvez até mais próxima do nosso bolso, mas o P 8 é outro padrão.