Em 29 de setembro de 1983, há mais de 40 anos, a Força Aérea Brasileira – FAB recebia o primeiro exemplar de produção do avião que é um dos maiores sucessos da Embraer e da indústria aeronáutica nacional – o EMB-312 T-27 Tucano.
Exportado para 15 países com mais de 460 exemplares produzidos, o turboélice monomotor redefiniu conceitos. Foi usado na instrução avançada dos futuros pilotos militares, em missões operacionais e de combate e, também, tendo feito por décadas demonstrações pela aclamada Esquadrilha da Fumaça.
A então Aeroeletrônica, hoje AEL Sistemas, foi uma das principais parceiras no programa de desenvolvimento do T-27 Tucano tendo fornecido 11 sistemas aviônicos, todos eles desenvolvidos e produzidos na sede da empresa em Porto Alegre.
O T-27 Tucano foi o primeiro grande programa no qual a empresa participou e que capacitou a sua equipe de engenharia e a ampliação da sua infraestrutura de laboratórios e linhas de produção.
Após mais de 40 anos a AEL Sistemas continua dando o suporte necessário para esses componentes em operação na frota mundial do T-27 Tucano, demonstrando o seu comprometimento de longo prazo com os operadores.