O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140) realizou, ontem (21), o exercício de Transferência de Óleo no Mar (TOM), com a participação do Navio de Apoio Logístico (NApLog) Jacques Chevallier (A 725), da Marinha Nacional da França. O evento ocorreu nas proximidades de Cabo Frio (RJ).
O exercício teve como objetivo verificar a capacidade de reabastecer o navio no mar, a fim de aumentar a permanência dele, por longos períodos, na área de operação, de forma independente. O NApLog Jacques Chevallier atuou como fornecedor do óleo, bombeando o combustível, e o Atlântico como recebedor do material. O método utilizado tem potencial para transferir até mil litros por minuto.
“O êxito deste exercício é reflexo dos diversos adestramentos que a nossa tripulação realiza no dia a dia. Cada militar teve um papel fundamental para o bom desempenho da atividade. Agradecemos a Marinha francesa pela colaboração. A interoperabilidade das marinhas brasileira e francesa contribui para a troca de conhecimento e é resultado do respeito mútuo e da fraternidade que esses dois países nutrem entre si”, disse o Comandante do NAM Atlântico, Capitão de Mar e Guerra Eugenio Campos Huguenin.
Manobras táticas e operações aéreas
Em conjunto com a Marinha Nacional da França, foram realizados exercícios como Leap Frog (manobras de aproximação) e Light Line (manobras de manutenção da posição e distância entre os navios). Além disso, foram exploradas táticas de abordagem a contato de interesse e de interrogação de elementos-alvo.
Como parte do exercício, o NAM Atlântico abordou o Jacques Chevallier com o apoio de um destacamento de Mergulhadores de Combate (MEC) da MB, por meio de Fast Rope, desembarque rápido de um helicóptero para um ambiente hostil com uso de cabo. Em seguida, os MEC inspecionaram os compartimentos da embarcação; interrogaram os tripulantes da força oponente; e os apresaram. O navio francês também realizou o mesmo treinamento, interceptando o Atlântico com a sua tripulação.
QRPB
Ainda em proveito da interoperabilidade dos meios da Marinha do Brasil, de 20 a 22 de novembro, pilotos e aeronaves do Comando da Força Aeronaval, modelos SH-16 Seahawk, UH-15 Super Cougar e AH-11B WildLynx, realizaram exercício de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) do NAM Atlântico, inclusive em voos noturnos.
Também houve adestramento de transporte de carga externa.
FONTE: MB
Quando as Fragatas da Classe Tamandaré estiverem prontas assim como os Submarinos da Classe Scorpene teremos uma Marinha forte e bastante respeitada nas Américas.
Os submarinos impoe respeito. As fragatas sao so reposição e nao impedirao queda drastica no numero de escoltas. Tem 7 unidades prestes a dar baixa.
E o processo de recuperação do Gastão Mota em que pé está?
Belo navio! Essa proa tipo couraçado “Dreadnought” tem voltado com tudo não apenas com navios militares mas com os civis de carga e passageiro. Vendo essa imagem aérea me veio a mente de que seria interessante se essa faina fosse feita com o Bahia, por ter sido francês. Mas tá bom!
O Bahia está sem manutenção. Se continuar assim pode chegar ao ponto de não retorno.