No período de 29 de outubro a 17 de novembro, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), empregando as aeronaves N-1004 e N-1021, participou do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, operando a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM).
O exercício consistiu em um treinamento envolvendo a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, com vistas ao adestramento conjunto das tripulações de Unidades de Defesa Antiaérea das três forças, bem como à consolidação da doutrina de missões aéreas compostas, incrementando as capacidades das Forças Armadas Brasileiras.
O exercício contou com a participação de mais de 30 aeronaves de diversos modelos e de meios antiaéreos, apoiados tanto pela Base Aérea de Canoas quanto pela BASM.
A participação do EsqdVF-1 no Exercício reveste-se de significativa importância, uma vez que serve de preparação para o maior exercício de caráter aéreo da América Latina, a CRUZEX-2024, que pode vir a contar com a participação de mais de 15 países. Nossos “Falcões” foram empregados em treinamentos de ataque a alvos terrestres e voo de formatura, operando de forma integrada a meios da FAB.
O emprego das aeronaves nesse tipo de operação é fundamental para a interoperabilidade entre as FFAA e meios do país, incrementando a cultura e doutrina de emprego de meios aéreos em um cenário contestado, reafirmando a prontidão do EsqdVF-1 e da Marinha do Brasil.