O Gripen Brasileiro realizou na Base Aérea de Anápolis (BAAN), localizada em Goiás, uma série de voos que testaram o comportamento e performance do caça em altas temperaturas.
Os ensaios foram conduzidos por um time de profissionais da Saab Brasil em conjunto com engenheiros e técnicos da Embraer, que estão envolvidos em todas as atividades de testes do caça no Brasil.
Confira no vídeo detalhes sobre o teste que teve como objetivo validar, em uma situação real, os cálculos preditivos dos engenheiros com relação ao calor externo que a aeronave pode suportar.
Não entendo porque até Hoje São Pilotos Sueco pilotando Caças da FAB4100.
Não temos pilotos o suficiente pilotar o Gripen e e com isso ganhar experiência acumulando horas de voo?
O FAB4100 é uma das aeronaves da campanhade testes, por isso ela permanece em GPX, onde está o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC).
Só os pilotos de testes da Saab e da Embraer voam o FAB4100.
Os da FAB pilotam os outros. Esse ainda é um protótipo, por isso voa com pilotos da Saab e da Embraer.
Entendi. Gostaria de Ver Pilotos Brasileiros , nada contra os Suecos, mas para mim demonstra um dependência deles e um controle da tecnologia.
Na Suécia também estão testam o Gripen.
Fiquei surpreso em saber que o FAB4100 é um prototipo, quer dizer um 1º da serie ou realmente um protótipo
Bueno, o 4100 está no Brasil recebendo e testando todas as melhorias que serão uma vez aprovadas, repassadas para os outros caças, daqui e da Suécia. Da mesma forma, na Suécia estão testando equipamentos e melhorias que serão repassadas para nossos caças tb. Chamei de protótipo mas posso chamar de avião laboratório, pois é o que ele está sendo neste momento aqui no Brasil.
Legal! entendi.
Tem pilotos Brasileiros da FAB ou da EMBRAER na Suécia testando as melhorias feitas lá, sabe dizer?
Obrigado Jornalista Padilha!
Bom!…, está fazendo estudos, medições, análises, fazem parte do processo evolutivo e qualificação p q o caça transcenda ao limite ou infinito.
É bom ser do bem ou estar encima do muro ou usar a diplomacia sempre, e assim forma amigos ou parceiros de jornada ou caminhada, ou o Brasil por ter boas relações com o Peru poderia levar o gripe p fazer teste em aeroportos de altas atitudes, o Marrocos ou Egito, poderia pedir autorização deles p fazer testes nas temperaturas do deserto, e por aí vai. Fazendo isto aperfeiçoa o gripe e faz propaganda ou marketing da máquina e leva o kc390 p levar os engenheiros, técnicos e companhia limitada p o estudos e testes.
Parece q está meio amarrado, travado, ou “de rosca”, não vende o gripe p outros e as entregas são do tipo “pinga gotas”. Poderia reverter isto fazendo mudanças ou artifícios como, escolher o quadro de pilotos p o gripe, e depois fazerem q eles voem, treinem e aprendem as técnicas e manobras nos primeiros gripes entregues, voando muito e estes depois de certo tempo vendessem mais baratos p outras nações amigas e aí se livrava dos “velhos e desgastados”, outra poderia incentivar a África do Sul por exemplo a vender os gripes usados p a Colômbia e a África do Sul compraria os gripes novos do Brasil.
O gripe com motor francês ou de outros chamaria a atenção da Arábia Saudita e outros p compra de um caça polivalente de baixo custo de operação.
São tudo “coisas” p estudar e pensar…
O Brasil precisa de reformas urgentes na área pública (civil, política e militar), p ter dinheiro em caixa ou banco ou carteira p reformas construtivas (são muito atrasadas e precarias as infloestruturas do Brasil), e compras militares p ficar atualizado na guerra moderna e contemporânea.
É a minha humilde opinião.
Abraço