A estrutura do casco do Navio-Patrulha (NPa) Mangaratiba (P 73) está 90% concluída. Em fase final de edificação no edifício 17 do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a união dos últimos blocos da estrutura está prevista para ser concluída em dezembro de 2023.
No total, o casco do NPa Mangaratiba é composto por 16 blocos. O AMRJ foi o responsável pela construção do bloco inferior da popa (com cerca de 11 toneladas), ajustes no bloco superior (com cerca de 25 toneladas) e pela união desses blocos com a parte já edificada do navio. Essa etapa exigiu a elaboração de um estudo dimensional pela Superintendência de Construção Naval (AMRJ-30) de modo a garantir o alinhamento da estrutura, respeitando as linhas de casco do meio.
Com comprimento de 54,22 metros e deslocamento em torno de 500 toneladas, o NPa Mangaratiba é o segundo navio da Classe Macaé finalizado pelo AMRJ. Em dezembro de 2022, o NPa Maracanã (P 72) foi entregue ao setor operativo da Marinha do Brasil.
Bom dia amigo Guilherme voce sabe se a MB vai fazer
licitaçao para construçao dos navios patrulha BR500
ou ja foi definido qque a construçao sera no AMRJ?
obrigado.
abs.
Bom dia Padilha os navios patrulha 500BR foram incluídos no PAC defesa mas contempla a construção de 11 navios mas serão 12 correto?
Obrigado
Abs
Se saírem 5 eu já ficarei feliz.
Este será o último da Classe Macae?
Sim. A MB resolveu não aproveitar as partes do que seria o Miramar. O foco é nos novos NPas do projeto que a EMGEPRON está a frente.
Bom dia amigo Guilherme vc sabe quando o Mangaratiba será lançado ao mar?e se a entrega do navio será em dezembro de 2024?
Obrigado
Abs.fab
Muito bom, todo navio que entrar em atividade é uma vitória ,pq aposentando têm muitos.
No total hoje temos quantos Navios Patrulhas sendo construídos pelo AMRJ?
1
Muito provavelmente o ARMJ perdeu mais tempo fazendo o levantamento dimensional, documental e de ensaios não destrutivos na estrutura (principalmente de um estaleiro que estava em processo de falência) do quê realmente o término da construção e junção das estruturas no casco. Falo com propriedade pois trabalhei mais de 35 anos com serviço de usinagem e calderaria. A pior coisa que existe nesse ramo é terminar um trabalho que foi iniciado por outra empresa, é trabalho dobrado.
Exatamente!