A Polônia recebeu nesta segunda-feira (30) os dois primeiros helicópteros AW149, durante cerimônia realizada na 25ª Brigada de Cavalaria Aérea, em Tomaszów Mazowiecki, 15 meses após a assinatura do contrato de um total de 32 aeronaves.
A configuração dos novos helicópteros militares poloneses viabiliza, entre outras, missões de apoio ao combate. Atendendo plenamente aos requisitos das Forças Armadas do país, os modelos também incluirão, entre outros recursos, sistemas de observação, foguetes e mísseis (guiados e não guiados) e sistemas de autodefesa. O armamento, dependendo da variante e da configuração do helicóptero, fica instalado na cabine ou nos cabides externos do helicóptero.
A entrega está de acordo com o contrato anunciado em 1º de julho de 2020, que inclui pacotes de logística, treinamento e simuladores. O de logística abrange um estoque de peças sobressalentes, bem como equipamentos para o manuseio dos helicópteros no solo. O de treinamento e simulador prevêm o treinamento abrangente de pilotos e equipe técnica, além do fornecimento de um conjunto de simuladores e equipamentos de treinamento.
O programa do Ministério da Defesa polonês foi desenvolvido com base na fabricação local por meio da PZL-Świdnik, empresa polonesa de propriedade da Leonardo, que é a principal fornecedora do contrato, que também abrange a integração dos sistemas do helicóptero e o armamento.
Graças à produção nacional, a Polônia ganha não apenas helicópteros de última geração, mas também uma base logística e instalações técnicas localizadas perto das forças terrestres polonesas. Essa entrega marca a rápida reação da PZL-Świdnik como contratante e parceira industrial local das Forças Armadas polonesas por muitas décadas.
A PZL-Świdnik também fornecerá serviços de suporte para esses helicópteros e os modernizará de acordo com as necessidades futuras do operador.
A AW sempre faz helicópteros muito bons. Queira muito esses AW no Brasil…
Que helicóptero bonito…adorei!