A Saab recebeu um pedido adicional da Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) para garantir a operação contínua e o aprimoramento da capacidade do Gripen C/D. O pedido está avaliado em 579 milhões de Coras Suecas.
O pedido adicional inclui o projeto de novos ambientes de desenvolvimento e simulação para o Gripen C/D, bem como o desenvolvimento de novos sistemas de suporte que facilitarão a harmonização do Gripen C/D e do Gripen E para o cliente sueco. O pedido também inclui pedidos complementares de equipamentos e hardware.
“A atualização do Gripen C/D é um passo importante para manter um alto nível de capacidade operacional no mundo turbulento em que vivemos. Também é importante para que o Gripen C/D opere além de 2030”, diz Lars Tossman, Head da área de negócios da Saab Aeronautics.
FONTE: Saab
Este gato da atualização do Gripen C/D será o primeiro a subir no telhado assim que a adesão da Suécia na OTAN for efetivada…
E a pressão pela aquisição do “lote inicial” do F-35 e em seguida o desestímulo do Programa Gripen E para adotar o F-35 vai ser a batalha Sueca…
Mesmo ingressando na OTAN a Suécia não vai abdicar da capacidade de produzir aviões de combate, tanto que integra o programa Tempest junto com GB, Itália e Japão.