Na sexta-feira (6/10), um marco importante foi alcançado no Programa Gripen E, quando a Saab entregou o primeiro caça produzido em série à FMV, que agora vai operar a aeronave antes de entregá-la às Forças Armadas Suecas.
“Estou muito feliz e satisfeito por termos alcançado este importante marco rumo à implantação. É um marco importante e mais entregas ocorrerão em breve”, disse Lars Tossman, Head da área de negócios da Saab Aeronautics.
“A entrega significa que a FMV já recebeu todas as peças do sistema de armas para operar de forma independente o Gripen E”, disse Mattias Fridh, Chefe de Gerenciamento de Entrega do Gripen. Os técnicos receberam treinamento sobre o Gripen E e possuem capacidades iniciais para operações e manutenção de linha de voo. Os sistemas de apoio e formação já foram entregues e partes dos sistemas de apoio entregues em 2022 foram atualizadas em agosto, para corresponder à nova configuração.
Este é um passo muito importante para o destacamento nas Forças Armadas Suecas em 2025, na F7 Såtenäs, e a FMV solicitou agora a sua própria autorização de testes de voo à Inspecção Sueca de Segurança da Aviação Militar.
Este é o ponto alto de um trabalho intensivo, tanto no desenvolvimento quanto na produção, onde muitos funcionários da Saab fizeram um trabalho fantástico.
FONTE: Saab