O Ministro da Defesa e o Chefe da Marinha Argentina, assinaram nessa terça-feira (17) um acordo com o chefe do Departamento D3 da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA) da Noruega para a aquisição, através do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF), quatro aeronaves P3 Orion, que serão utilizadas para vigilância, controle e busca e salvamento no Atlântico Sul.
“A aquisição destas aeronaves se constitui em uma grande contribuição para fortalecer a política que estamos desenvolvendo para melhorar a vigilância e o controle das nossas águas. Para isso, criamos o Comando Marítimo Conjunto, e sob sua direção são utilizados os quatro novos navios de patrulha oceânica, mas, além disso, precisávamos de um avião de observação de longa distância como o Orion, que ficará baseado em Trelew, uma estação específica de observação da Aviação Naval. Também estamos em processo de aquisição de helicópteros para embarcar em navios de patrulha oceânica, por isso acreditamos que com todas estas medidas estamos dando um passo muito importante na defesa da nossa soberania e no cuidado dos nossos recursos. Quem garante o controle das nossas águas somos nós”, disse o Ministro da Defesa.
Por sua vez, o Chefe da Armada disse que “Estas quatro aeronaves são centrais para a Força, pois permitem uma permanência quase contínua naquelas que são as nossas áreas de interesse, graças à enorme autonomia que possuem, aos sistemas e radar que possuem e a alguns outros elementos técnicos que planejamos adicionar através do desenvolvimento nacional. A aquisição dessas aeronaves nos permitirá recuperar a capacidade de exploração de longo alcance na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e ter maior presença nas áreas marítimas de interesse e na Antártida Argentina, especialmente no que diz respeito ao controle de recursos vivos, linhas de comunicação e marítimas. Além disso, estas aeronaves, pelas suas características e desempenho, são essenciais para cumprir as funções de busca e salvaguarda da vida humana no mar (SAR), responsabilidade que a República Argentina atribui à ARA”.
Ressalte-se que as negociações para esta incorporação tiveram início em março passado e continuaram ao longo do ano por meio de reuniões realizadas em Buenos Aires, bem como na Noruega, após visita técnica realizada por engenheiros aeronáuticos do Comando de Aviación Naval, em conjunto com a equipe do Departamento D3 da NDMA.
A NDMA, agência através da qual foram adquiridas as novas aeronaves, do Ministério da Defesa norueguês possui a responsabilidade da obtenção, manutenção e destinação final do material utilizado pelas Forças Armadas da Noruega.
Quanto aos aviões, um deles é a versão P-3N (SAR e Apoio Logístico Móvel) e os restantes três são da versão P-3C, com potencial médio de voo de 17.000 horas de voo, o que representa um período de emprego de pelo menos 15 anos. O acordo feito pelos quatro P-3 noruegueses será apoiado inteiramente com fundos do FONDEF.
Graças ao seu extenso raio de ação de 1.500 milhas náuticas (2.780 km), somado à sua autonomia de 12 horas de voo, vai permitir percorrer sem problemas a costa marítima argentina, a plataforma continental e a Antártica argentina, permitindo a permanência em um área ou determinada área por longos períodos. A sua capacidade de operar em todos os tipos de condições meteorológicas permite a operação a partir de qualquer base e aeroporto da costa marítima, o que facilita a sua presença numa determinada área num período de tempo relativamente curto, essencial para uma busca SAR (Search & Rescue).
Além disso, a aeronave possui diversos sensores de busca, como radares e sistemas de câmeras, associados aos correspondentes sistemas de comunicação permitindo a coleta, processamento e transmissão de dados em tempo real.
Todas estas características serão combinadas com o trabalho realizado pelo Comando Marítimo Conjunto, que assume a condução das operações de vigilância e controle dos espaços marítimos e fluviais de jurisdição nacional, a fim de zelar pelos interesses soberanos da Argentina no Mar e da ZEE, através dos Navios Patrulha Oceânico ARA Piedrabuena, Contraalmirante Cordero, Storni e Bouchard.
Atualmente, esses aviões estão nos Estados Unidos, por isso o governo daquele país concedeu a garantia para realizar a transferência a terceiros.
Nessa linha, os pilotos da Aviação Naval estão realizando treinamento em simuladores de voo nos Estados Unidos para estarem em condições de prosseguir com a aceitação e transferência da primeira aeronave.
A aquisição inclui ainda todo o sistema de manutenção, acessórios e peças sobressalentes, bancadas de testes e componentes que serão transportados da Noruega para a Base Aérea Naval de Alte. Zar, localizado em Trelew, província de Chubut.
O chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa, Héctor Mazzei, o comandante da Aviação Naval, Comodoro Juan Mercatelli, com sua equipe participaram das negociações; e o diretor de Material Aeronaval, Capitão Martín Monsalve, subordinado a Direção Geral de Material Naval.
Estiveram presentes o chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa, o secretário de Assuntos Internacionais de Defesa, o subsecretário de Pesquisa Científica e Política Industrial de Defesa e o Subsecretário de Planejamento Operacional e Serviço Logístico.
Também estiveram presentes durante a assinatura o diretor da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA) e o embaixador da Noruega na Argentina.
FONTE: Governo Argentino
So acreditarei quando entregues
Calote é com eles
Colombelli vc está equivocado. Por mais que a Argentina esteja mal das pernas, ela comprou e recebeu 4 OPVs 0Km do Naval Group e está operando os mesmos, logo, ficar falando isso é algo que voce deveria repensar antes de escrever. Pense nisso.
Boa noite amigo Guilherme você sabe quantos aviões P3AM tiveram as asas trocadas pela Akaer?até agora?
Obrigado
Abs