A Marinha Italiana alcançou um marco importante com a conclusão das entregas de seus helicópteros NH90 e do centro de simulação dedicado para suas tripulações NH90. A 46ª aeronave SH-90A ASW/ASuW, montada nas instalações da Leonardo em Veneza Tessera, foi entregue na Base Maristaeli Luni durante uma cerimônia oficial com a presença de representantes da Marinha Italiana, Leonardo e NHIndustries, em 29 de setembro. O helicóptero também se junta a uma frota de dez MH-90A otimizados para tarefas de transporte tático e operações especiais, elevando a frota total de NH90 para 56 em serviço. O primeiro NH90 da Marinha italiana foi entregue em 2011 e, desde então, a frota registrou mais de 35 mil horas de voo em diversas missões, tanto na Itália quanto no exterior.
A conclusão das entregas ocorre quando um moderno Centro de Treinamento de Simulação de Tripulação é instalado na base, apresentando um Simulador de Voo Completo Nível D, representando o mais recente padrão de aviônicos, todos totalmente desenvolvido pela Leonardo e adaptado às necessidades da Marinha italiana. O novo ambiente de simulação permite que as tripulações dos SH-90 e MH-90 (incluindo pilotos e pessoal especializado) sejam treinadas com o mais alto nível de fidelidade e precisão (1 hora de simulação equivale a 1 hora de voo real) para a realização de missões. em qualquer tipo de cenário operacional em benefício da eficácia, segurança, eficiência e sustentabilidade. O sistema é adequado para futuras evoluções, como a possibilidade de ligação a outros meios de simulação, a fim de desenvolver formação de missão conjunta e em rede em vários domínios. Além disso, o Centro de Treinamento de Simulação de Tripulação Completa fornecerá serviços de treinamento para tripulações do NH90 de outros países.
FONTE: Leonardo
Enquanto isto a Austrália acaba de tirar de operação precocemente seus 40 NH-90 devido aos diversos problemas técnicos que a aeronave tem apresentado com todos os operadores e que culminaram no recente acidente que matou 4 ocupantes. Vão devolver os helicópteros e exigem o reembolso de US$ 500 milhões alegando a total incapacidade de utilização da aeronave em suas missões devido aos problemas ininterruptos.
Além disso os atrasos atrasos nas entregas para outros clientes chegam a passar dos 10 anos em alguns casos.