A Saab apresentou ao cliente a primeira aeronave Saab 340 Airborne Early Warning (AEW) durante uma cerimônia em Linköping. O evento teve lugar em Linköping no dia 29 de setembro, apenas dois meses depois de a Polónia ter feito uma encomenda de duas aeronaves AEW.
Convidados da Suécia e da Polónia participaram no evento, que marcou um marco no rápido processo de entrega à Polónia do Saab 340 AEW equipado com o radar Erieye. A solução proporcionará às Forças Armadas da Polónia um trunfo nacional para reforçar a integridade territorial e a segurança nacional.
O ritmo acelerado é resultado da colaboração eficiente entre a Saab e as Forças Armadas Polacas e do facto de a Saab ter uma linha de produção contínua para soluções de alerta aéreo antecipado. Isto inclui pessoal dedicado e expertise interna para realizar todos os tipos de testes e avaliações para a necessária aprovação dos sistemas.
“Estamos honrados em fornecer esta importante capacidade à Polónia e orgulhosos de estarmos a progredir rapidamente no sentido da entrega deste sistema de alerta aéreo antecipado às Forças Armadas Polacas”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios de Vigilância da Saab.
O Saab 340 AEW, juntamente com o equipamento terrestre associado, fornece um quadro situacional detalhado que pode ser usado para tarefas militares e civis, incluindo vigilância aérea e operações de resgate.
Diferentes configurações do sistema Erieye AEW/AEW&C da Saab foram vendidas para nove países, tornando-o um dos sistemas de vigilância aérea mais utilizados no mundo.
Tiraram da Força Aérea Sueca (os caras tão se enfraquecendo)
Não. Os dois equipamentos são usados mas por EAU. Saab forneceu estas máquinas até entregar Saab GlobalEye. Os dois equipamentos voltaram para Saab. Primeiro deles já foi revisado e entregue. Outro será entregue para Polonia em 2024.
Rapidinho a entrega né ….ele teria as mesma capacidade dos nosso E-99 AEW&C comparando somente a capacidade AEW (digo na parte da eletronica) , porque o E-99 é jato.