Por Rodrigo Viga Gaier
O ministro da Defesa, José Múcio, disse nesta terça-feira que viajará à Suécia no próximo mês para negociar uma potencial venda do cargueiro militar KC-390 da Embraer para o país.
Múcio disse a repórteres no Rio de Janeiro que o Brasil está de olho na venda de três ou quatro aeronaves KC-390 para a Suécia, enquanto o país nórdico pretende vender mais caças Gripen, da Saab, ao Brasil, segundo ele.
“Eles estão exigindo nossa presença para tratar disso, são três ou quatro (unidades). Vamos tentar fazer negócio, eles querem vender mais Gripen para nós também”, disse Múcio.
Mais cedo neste mês, a Áustria selecionou o C-390 Millennium, como a aeronave também é conhecida, para substituir sua frota de Hercules C-130, da Lockheed Martin.
Brasil, Portugal e Hungria já haviam encomendado o C-390, enquanto a Holanda também anunciou que pretende comprar o cargueiro.
Em abril, a Embraer e a Saab assinaram um memorando de entendimento para aprofundar a colaboração entre as empresas, inclusive trabalhando para posicionar o KC-390 como “a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia”.
As empresas possuem uma linha de produção conjunta de caças Gripen no Brasil, onde serão fabricados 15 jatos do atual pedido brasileiro de 36 unidades.
A unidade de defesa da Embraer tem como um objetivo fundamental ampliar sua presença no exterior com mais vendas do C-390 Millennium.
FONTE: Terra
Neste caso acho que a futura participação da Suécia na OTAN integrando uma sub estrutura de defesa aérea conjunta entre os países nórdicos (Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia) indica uma POSSIBILIDADE de se abrir de um processo SIMILAR ao estabelecido com os Países Baixos (Holanda) que também atenderá à Áustria e pode ainda ser ampliado para a República Tchéquia… Uma ideia a ser mais explorada…
A Suécia poderia também oferecer unidades adicionais do KC-390 aos seus futuros parceiros nórdicos da OTAN….
Fantástico. O tom do anúncio é de venda concretizada, apenas uma questão de negociação sobre contrapartida de compras.
Excelente trabalho o Mucio está fazendo. Enquanto o anterior fazia politicagem presenteando o Centrão com 1 bilhão, Múcio faz o que se espera de um Ministro da Defesa, atuar ao lado de nossas Forças por suas necessidades, trabalhar pela indústria nacional e vender nossos produtos a estrangeiros. Em menos de um ano de governo o saldo é excelente e a tendência é a ascensão porque há o interesse, os esforços estão sendo realizados e os tempos estão a nosso favor.
Aos poucos o KC-390 va comendo pelas beiradas a sua fatia do mercado!!!
Boa noite Padilha será que os suecos querem uma contra partida pra com prar os kc 390?
2 Padilha off toppic o projeto fênix vai estender a vida útil da fragatas Niterói até 2032?
Obrigado
Abs.
Que a venda seja concretizada juntamente com o segundo lote de gripens.
E q os anjos digam AMÉM!!!🙏🏾🇧🇷🙏🏾
É, as vezes uma pressão faz milagres.
A Suécia estava pronta para comprar o C 130 J excedentes da Itália.