Por Guilherme Wiltgen *
Durante a cerimônia ocorrida em 21/09, o Exército Brasileiro concedeu a Medalha Mérito Aviação do Exército (post mortem) ao Patrono do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4°BAvEx), o Coronel Ricardo Pavanello.
Como gesto de generosidade, a família doou a espada do Coronel Pavanello ao Batalhão, com a intenção de que ela seja exposta no acervo da sala histórica do Batalhão.
Esse momento especial não apenas prestou homenagem ao legado do Coronel Pavanello, mas também fortaleceu os laços entre a instituição militar e a família do Patrono, enfatizando a importância da preservação da história e o reconhecimento das conquistas na Aviação do Exército.
Denominação Histórica – Batalhão Cel. Ricardo Pavanello
Entusiasta da AvEx na Amazônia, o Coronel Ricardo Felippe Albrecht Pavanello, tornou realidade a viabilização da criação e implantação da OM nas instalações atuais, ao mesmo tempo em que tornou e fortaleceu o epírito de corpo do 4° BAvEx.
O Cel. Pavanello faleceu em decorrência de uma acidente de carro, apenas quinze dias depois da passagem de Comando da Unidade.
Em reconhecimento ao trabalho em prol da AvEx, o Exército Brasileiro designou o então 4° BAvEx a denominação histórica de Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, uma justa homenagem ao Aviador Militar que é um dos pioneiros da recriada Aviação do Exército, e que serve de exemplo a todos que serviram ou servem no 4° BAvEx.
*Com informações do CMA
Boa noite
Homenagem justa e merecida.