São Vicente (SP) – Militares do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL) realizaram o Estágio do Caçador Militar, que ocorreu no 5º Batalhão de Infantaria Leve, em Lorena – SP, no campo de instrução da IMBEL, em Piquete – SP, e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende – RJ.
O Estágio do Caçador Militar visa preparar psicológica e taticamente o atirador para atuar em áreas rurais e urbanas, empregando técnicas de tiro no combate convencional, operações urbanas ou em situações de gerenciamento de crise.
Conhecido como sniper, o caçador é considerado um eficiente multiplicador do poder de combate que tem como principais missões neutralizar alvos e destruir meios materiais, utilizando técnicas, táticas e procedimentos especiais.
Durante o estágio, os militares aprenderam técnicas de caçada, avaliações de distâncias, técnicas de tiro em alvo móvel e realização de marchas conduzindo o material de emprego do caçador.
A atividade exige muita técnica, concentração e preparo físico, tendo em vista que em uma situação real, o Caçador poderá ter que permanecer por horas no terreno, independente das condições do tempo, seja noite ou dia, para conseguir o objetivo final, ou seja, eliminar seu alvo predeterminado.
Fonte: 2º Batalhão de Infantaria Leve
Os Caçadores do EB utilizam drones em sua doutrina?
Não porque isso faria o inimigo ficar alerta sobre uma possível ameaça, teria que ser um drone muito pequeno e extremamente silencioso, o que é difícil existir.