Por Michael Marrow
Washington – O Pentágono e a Lockheed Martin adiaram em vários meses uma estimativa de quando as entregas dos F-35 recém-atualizados podem começar, um atraso adicional que significa que até duas dúzias de Joint Strike Fighters serão entregues a menos em 2023 do que o esperado, a empresa disse hoje.
Até agora, a Lockheed previu que os primeiros F-35 carregados com o que é conhecido como atualização Tech Refresh 3 (TR-3) poderiam ser entregues até o final do ano civil, mas a empresa agora estima que a primeira entrega não acontecerá, ocorrendo em algum momento entre abril e junho de 2024. Como resultado, a empresa prevê que um total de 97 F-35 serão entregues em 2023, abaixo da estimativa anterior de algo entre 100 e 120, disse a empresa em comunicado.
Notavelmente, numa declaração aos repórteres, a Lockheed identificou os seus parceiros no programa como a fonte do atraso.
“O desenvolvimento do Processador de Núcleo Integrado (ICP) L3Harris gerou a maior parte dos atrasos devido a desafios inesperados associados ao desenvolvimento de hardware e software, testes de integração de componentes e sistemas e testes de qualificação de sistemas. Os desafios de desenvolvimento de hardware impactaram a integração de hardware/software, levando a indústria a implementar mitigações para atender à inserção do Lote 15”, disse um porta-voz da Lockheed. (O ICP é essencialmente o hardware do TR-3).
“Implantamos funcionários na L3Harris para ajudar a agilizar a entrega de hardware e estamos trabalhando diligentemente com a Raytheon na entrega do Next Gen Electro Optical Digital Aperture System (EODAS), que também será integrado ao TR-3. TR-3 continua a ser a nossa prioridade número um de desenvolvimento. Estamos aplicando experiência crítica para entregar o TR-3, com mais de 500 funcionários, 15 laboratórios e testes de voo ocorrendo na Base Aérea de Edwards e na Estação Aérea Naval de Patuxent River”, acrescentou o porta-voz.
Após a publicação, a L3Harris forneceu à Breaking Defense uma declaração observando que a empresa “superou alguns desafios iniciais de design e entregou um processador central integrado (ICP) totalmente qualificável para a Lockheed Martin há mais de um ano.
“Em junho de 2022, a L3Harris começou a entregar hardware de teste de voo após concluir os testes de qualificação de Segurança de Voo (SOF)”, continuou a empresa. “Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a Lockheed Martin para apoiá-los na integração do seu software no hardware TR3. A L3Harris continua totalmente comprometida com o Programa F-35, com os militares dos EUA e com os parceiros internacionais.”
Um porta-voz da Raytheon, subsidiária da RTX, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O TR-3 fornece a espinha dorsal de computação para permitir um conjunto de novos recursos conhecidos como Block 4. Os problemas de desenvolvimento prolongaram o cronograma de entrega, levando o Pentágono a interromper novas entregas do caça até que os testes do TR-3 sejam concluídos, informou anteriormente o Breaking Defense.
A gigante aeroespacial esperava originalmente entregar entre 147 e 153 caças stealth neste ano civil, um número que foi previamente revisado para 100-120. A empresa disse que as entregas de caças planejados com a configuração TR-2 continuarão.
“Estamos produzindo F-35 a uma taxa de 156 por ano e esperamos continuar nesse ritmo enquanto trabalhamos simultaneamente para finalizar o desenvolvimento e os testes do software TR-3”, disse a empresa em comunicado.
Byron Callan, analista da Capital Alpha Partners, disse em nota aos investidores que o atraso “levanta uma questão sobre a orientação financeira para 2024, embora esteja relacionado ao momento, e avaliamos que continua a haver um forte apoio ao F-35 e ao TR-3.” A Reuters relatou pela primeira vez o deslize adicional no cronograma do TR-3.
De acordo com um relatório da Bloomberg, o Pentágono esperava que uma média de nove TR-3 F-35 fossem entregues por mês, com até 101 no total entregues até 1º de julho de 2024. O atraso prolongado agora significa que muitos, se não praticamente todas essas aeronaves correm o risco de serem armazenadas até que o trabalho do TR-3 seja concluído, momento em que o Pentágono finalmente receberá a entrega.
Russ Goemaere, porta-voz do Escritório do Programa Conjunto F-35, disse ao Breaking Defense em um comunicado que cinco aeronaves TR-3 já saíram da linha de produção da Lockheed. Ele disse que embora o programa tenha “feito progressos significativos” no esforço do TR-3, as autoridades “também enfrentaram desafios com a maturidade do software TR-3 durante os testes de voo”.
O escritório tem recebido atualizações mensais sobre o progresso e os desafios do TR-3, disse Goemaere, que acrescentou que devido ao “risco remanescente no programa TR-3”, o Pentágono atualizou sua estimativa para entregas de TR-3 em linha com o período de abril a junho de 2024 da Lockheed.
“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com parceiros da indústria, especialmente a Lockheed Martin, para abordar os riscos do programa e entregar o TR-3 aos caças”, disse Goemaere.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
Dentre as centenas de problemas crônicos apresentados por este projeto Frankenstein, muitos dos mais críticos são gerados por sua miscelânea de softwares.
Desde o inicio autoridades da Usaf disseram que os engenheiros de software da LM estavam quebrando a cabeça para conseguirem fazer os diversos softwares trabalharem corretamente e principalmente trabalharem de forma integrada, porque era comum eles não conseguirem conversar entre si e entrarem em conflito.
A coisa é de tal gravidade que vários softwares tiveram que ser descartados porque os bugs eram frequentes e o que estão fazendo é basicamente tentar criar novos que funcionem a contento. E a tarefa está sendo tão difícil que já admitiram o abandono do implemento algumas, ou de várias funcionalidades.
O fato é que o f-35 Jackfruit até hoje não está pronto e nem estará, pelo menos dentro do que e esperava de suas capacidades.
É um projeto anômalo, com problemas de design, de motorização e principalmente nos softwares, e que se mostrou um desastre dentro das pretensões megalomanas das FAs dos eua de criarem uma plataforma capaz de substituir tudo o que tinham em se tratando de aeronaves de interceptação, ataque e guerra eletrônica.
E todas as aeronaves legadas continuam sendo necessárias devido a ineficiência do f-35 Jackfruit. Sem essa conversinha de mickeyboys negacionistas de que “ain, eles são completamentares”.
Foi divulgado orgulhosamente que a fatseal substituiria a todos com vantagens e fracassou nisto, algo admitido pelos próprios militares dis eua, ponto.
Como eu já pontuei antes, a principal razão de ser desta socialite feia e gorda que não sabe fritar um ovo e dá prejuízos ininterruptos no cartão de crédito do marido é como um bem sucedido gerador de empregos dentro de sua cadeia de produção em vários países e gerador de fortuna para os dirigentes e sócios da LM e lobistas dos eua e países que o adquiriram.
E como esta verdadeira aberração com asas jamais será usada em combate contra inimigos realmente capazes, não há problemas. Eles vão tocando negócio trilionário. E quando tiverem uma plataforma 6G para substituí-lo ele será retirado aos montes, a maioria com pouquíssimo tempo de uso.
Comentário Infeliz Paulo, hoje não existem caças a altura do F35, é o que há de mais moderno.
Ou você acha que EUA, Israel, Inglaterra e tantos outros compraram esse caça só por ser americano ?
O caça foi testado e aprovado. Até parece que nas forças armadas desses países não existam pessoas capazes de avaliar um caça.