As ações do Brasil são importantes para o mundo. O que o Brasil faz, importa em escala global. Se queremos garantir que valores democráticos sejam mantidos e que a integridade territorial de todas as nações seja respeitada, devemos continuar trabalhando bilateral e multilateralmente.
Que recado ela quis passar com esse ‘tweet’?
As ações do Brasil são importantes para o mundo. O que o 🇧🇷faz importa em escala global. Se queremos garantir que valores democráticos sejam mantidos e que a integridade territorial de todas as nações seja respeitada, devemos continuar trabalhando bilateral e multilateralmente. pic.twitter.com/AAqRiAmIEm
— Embaixadora dos EUA Elizabeth Frawley Bagley (@USAmbBR) August 30, 2023
Importantes para o mundo…
E eu sou cabeludo como Jason Momoa!
Quem essa senhora com essa carinha doce pensa que engana?! Até parece que ela concorda com as ações do Brasil…
Em se tratando de política externa, qualquer declaração vinda de representantes dos eua agrega uma parcela de desconfiança em relação a suas reais intenções. Principalmente pelo fato de que os eua não só já violaram como continuam neste exato momento violando a integridade territorial de outras nações. Estão na Síria ilegalmente, sem a autorização do governo e roubando petróleo na maior cara de pau. E o mesmo no Iraque, cujo governo local já pediu várias vezes para eles saírem do país e eles dizem que não sairão e controlam poços de petróleo. E o que dizer de Guantanamo?
Tenha paciência ao abusar de nossa inteligência, Sra Bagley!
Os tempos mudaram e vocês estadunidenses continuam os mesmos. Tiveram 70 anos de domínio global e ao invés de construírem fortes laços internacionais baseados em igualdade, generosidade, respeito às diferenças religiosas e políticas, porque cada cultura tem seus sistemas políticos que funcionam para aqueles povos, agiram sempre e invariavelmente como predadores ávidos por subjugar a todos com uso de poder econômico e militar nos moldes de um Império Romano moderno.
Destruíram países, mataram muita gente, tomaram muitas riqueza, semearam miséria e colheram ódio e remorso por parte de muitos.
Agora que, por imposição da própria Lei Universal, a roda gira, o ciclo de poder se transforma derrubando um Império e erguendo outro, os líderes dos eua se mostram completamente perdidos, desnorteados. Mas isso faz parte do processo de mudança e é algo que não pode ser detido.
Tentar atrair o Brasil com promessas de respeito à integridade territorial e tal, é discurso vazio. Agora é tarde.
O alarme tocou tarde.
Os eua com sua dívida interna de 31 trilhões e os BRICS trabalhando abertamente para se livrar do dólar em seus negócios. 50 países já demonstraram um interesse teórico neste bloco. Ou seja, estão observando e se a coisa engrenar eles entram. Não interessa se são democracias ou sistemas totalitários. O que interessa é o poder econômico somado. O fluxo de dinheiro que tomará outros rumos.
E se para os de mentes condicionadas por sonhos irrealizáveis de american way of life os BRICS serão um fracasso(como vem eles dizendo a 20 anos que “ain, este ano a China quebra e volta a idade média… “), para os economistas dos eua e europa, o terremoto será inevitável. Já vemos declarações histéricas por parte de vários, Macron querendo se infiltrar como “amigo” nos últimos eventos na África e Amazônia enquanto a França vai sendo expulsa da África cansada de ter suas riquezas tomadas, etc.
E num propósito extremo deles, dificilmente vão tentar afrontar a soberania territorial brasileira. A Europa está em crise e não teria condições de uma aventura militar nem mesmo por lá, quanto mais em outro continente. Se os eua, que estão bem próximos e tem poderio, os convencerem, porque apesar deles poderem fazer isto sozinho os europeus não aceitariam, isto poderá desencadear como resposta por sobrevivência que o Brasil estabeleça um pacto de defesa militar com os BRICS ou pelo menos com China e Rússia. O que seria um tiro de 12 nos pés para as pretensões dos eua e aliados.
Agora é tarde. A possibilidade de ascensão do Brasil nesta nova ordem mundial multipolar que se estabelece é real e ocorrerá por consequência natural. Vamos em frente que os tempos estão ao nosso favor.