Militares da Força Aérea dos EUA (USAF) foram enviados à Islândia em 13 de agosto para apoiar a Bomber Task Force 23-4, que está atualmente em andamento na Base Aérea de Keflavik.
Entre os aviadores estão vários membros da 501st Combat Support Wing que estão fornecendo apoio às operações de base para permitir missões para as tripulações e pessoal de terra de três bombardeiros stealth B-2 Spirit da Base Aérea de Whiteman, no Missouri.
“Esta é a primeira vez que o 501st CSW se desloca para uma base da OTAN para fornecer Base Operating Support-Integrator (BOS-I) para uma BTF”, disse o Tenente-Coronel Eric Rambo, Comandante do 420th Air Base Squadron. “O 501st CSW lidera as funções do BOS-I e permite que a unidade implantada se concentre nas operações do BTF.”
Missões como esta permitem que as forças da OTAN treinem em conjunto, melhorando a sua capacidade de integrar os objetivos de defesa colectiva.
O 501st CSW desempenha várias funções nesta BTF, que incluem Apoio de Pessoal para Operações de Contingência, Operações de Gestão de Transportes, apoio à força, forças de segurança, logística, comunicações e serviços de capelães.
“O 501st CSW está preparado para fornecer BOS-I em apoio às operações de bombardeiros em qualquer lugar na Área de Responsabilidade do Comando Europeu”, disse o TC Rambo. “Este apoio foi gerado rapidamente e os militares do CSW BOS-I já estavam no local prontos para receber os tripulantes, os equipamentos e as aeronaves da BTF”.
Rambo enfatizou a importância destas missões para a 501st CSW, apontando a BTF como uma oportunidade vital que ajuda a melhorar a integração dos bombardeiros com aliados, parceiros e forças conjuntas dos EUA.
Tal como as BTF anteriores , esta missão proporciona às unidades participantes uma oportunidade de reforçar a sua agilidade no atual ambiente operacional e o seu compromisso com objetivos de defesa compartilhados.
FONTE: USAF