Por 15 votos contra 9, a comissão de Finanças Nacional concorda com a proposta de compra de 22 caças Gripen. Ela também quer que o orçamento militar seja aumentado para 5 bilhões.
A compra de 22 caças Gripen, da sueca Saab, tem um novo apoio parlamentar. Por 15 votos contra 9, a comissão de finanças concordou com este projeto. Ela aproveitou a oportunidade para pedir um aumento no orçamento militar para 5 bilhões.
Em seu relatório para a Comissão de Política de Segurança, a Câmara exige um aumento no orçamento para 5 bilhões de francos suíços por ano, enquanto que o Conselho Federal quer manter o repasse de 4,7 bilhões.
Com 12 votos a favor, 9 contra e 3 abstenções, a Comissão de Finanças decidiu informar à Política de Segurança que, se a Suíça comprar o Gripen, o Exército deve ter 5 bilhões por ano, pois esta é a única maneira de se garantir recursos suficientes para adquirir o equipamento de que precisa.
No processo, a comissão votou a favor de que os fundos financiem a aquisição das aeronaves. Por dez anos, o Conselho Federal irá fornecer uma média de 300 milhões por ano no orçamento militar. Porém, a criação desses fundos, também permitirá que os opositores ao Gripen submetam o assunto a um referendo popular.
No final, o Comité considera que o atual contexto justifica a criação de um fundo, embora esta solução possa comprometer a transparência na gestão do orçamento, mas, espera-se a total transparência.
FONTE: 24 heures
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval