Por Tim Martin
Belfast – O Ministério da Defesa Nacional da Romênia espera assinar uma Carta de Aceitação (LoA) com o governo dos EUA para a aquisição de 32 caças Lockheed Martin F-35 de quinta geração em 2024, depois que surgiram relatos no início deste mês de que o parlamento do país havia foi solicitado a aprovar o programa de US$ 6,5 bilhões.
“Após a aprovação do Parlamento, como a lei exige, serão iniciados os procedimentos específicos para a compra do tipo G-to-G [governo para governo]”, disse um porta-voz do MND romeno ao Breaking Defense em comunicado. “Portanto, espera-se que a assinatura do contrato de aquisição do tipo Carta de Aceitação (LoA) ocorra em 2024, e a primeira aeronave seja entregue à Força Aérea Romena a partir de 2030.”
A aquisição, também referida pelo porta-voz como “Programa F-35 Endowment”, deve ser concluída em duas etapas, culminando na entrega de três esquadrões F-35. O Parlamento só foi solicitado a aprovar a compra de dois esquadrões (o primeiro passo do Programa de Doação). Nenhum cronograma foi oferecido pelo MND para um terceiro pedido de esquadrão.
Um porta-voz da Lockheed Martin pediu que quaisquer perguntas sobre vendas militares estrangeiras fossem direcionadas ao governo dos EUA, mas disse que a empresa “valoriza nossa forte parceria e história com a Força Aérea Romena e espera continuar essa parceria no futuro”.
O pedido inicial de 32 aeronaves também inclui 35 motores, armas, munições, apoio logístico, serviços de treinamento e simuladores, acrescentou o porta-voz romeno do MND.
Bucareste planeja operar os caças no Mar Negro e no flanco oriental da OTAN, a fim de conter a agressão da Rússia e o aumento da ameaça após a guerra na Ucrânia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense