Por Gabriela Veloso
O submarino RSS Impeccable, primeiro dos quatro submarinos de ataque diesel-elétrico construídos na Alemanha e encomendados por Singapura, chegou à base naval do país asiático no final de julho de 2023. A aquisição de submarinos modernos é parte de uma estratégia ampla de atualização de suas Forças Armadas.
Singapura planeja utilizar os novos submarinos em substituição aos antigos, adquiridos de segunda mão da Suécia e customizados para operações nas águas do seu entorno. O novo submarino pertence à classe Invincible (Type 218 SG) e foi projetado para operações nas águas rasas e movimentadas do país, crucial para sua segurança marítima, dada sua localização estratégica no estreito de Malacca e no Mar do Sul da China, duas das rotas comerciais mais movimentadas do mundo. Assim, o controle e a segurança das vias navegáveis ao redor de Singapura é fundamental para a economia e para a estabilidade regionais.
Os submarinos alemães desta classe possuem vantagens comparativas, como o alto nível de automação, capacidade significativa de carga útil, resiliência e permanência em operação e ergonomia otimizada para o físico asiático. O aprimoramento dessas capacidades permitem que a Marinha de Singapura opere com maior eficácia em seu ambiente marítimo único e desafiador. O Impeccable passará por uma série de testes locais no mar para alcançar a capacidade operacional total, enquanto os submarinistas singapureanos realizarão treinamento na embarcação líder da classe, Invincible, que permanecerá na Alemanha.
A modernização contínua das Forças Armadas de Singapura é vista como uma prioridade estratégica para enfrentar as crescentes ameaças à segurança na região do Indo-Pacífico e garantir a capacidade de resposta efetiva do país em situações de emergência ou conflito. Além dos novos submarinos, a Marinha de Singapura tem investido em navios de guerra, inteligência artificial, sistemas de comunicação e outras capacidades para enfrentar desafios de segurança e se engajado em exercícios militares combinados e em programas de intercâmbio com outros países da região, incluindo os membros da ASEAN.
A modernização dos equipamentos e das atividades de Defesa é vista como uma medida importante para aprimorar a prontidão operacional e a eficácia das operações da Marinha de Singapura. A atualização e aquisição de equipamentos de última geração permitem que a Força enfrente uma variedade de cenários de segurança, incluindo a proteção de rotas marítimas vitais, como resposta aos desafios securitários regionais e globais.
FONTE: Boletim GeoCorrente