O Porto de Paranaguá movimentou uma carga diferente nesta terça-feira (8). O Exército Brasileiro optou pela localização estratégica e expertise da estiva paranaense para receber 20 viaturas blindadas especiais socorro 6×6, fabricadas em Detroit, nos Estados Unidos.
Os blindados foram transportados pelo navio cargueiro Arc Resolve, tipo ro-ro, utilizado para transporte de veículos, cargas rolantes ou especiais. A operação no berço 215 do cais foi conduzida pela empresa Marcon.
“O Porto de Paranaguá possui agilidade no embarque e desembarque de veículos. Além disso, os trabalhadores portuários são altamente qualificados e reconhecidos em todo o País pela operação com este tipo de carga”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Antes de chegar ao destino, os blindados saíram do Porto de Savannah, na Geórgia, nos EUA, e passaram pelo Porto de Manzanillo, no Panamá.
De acordo com o coronel Éder Valério Pellegrini, do Comando da 5ª Região Militar, a compra iniciou em 2018 com a finalidade de complementar a capacidade operativa de Viaturas Blindadas Guarani, utilizadas no transporte de pessoal, produzidas no Brasil.
“As novas viaturas podem ser usadas como apoio de guincho de até 42 toneladas de carga, para manobras de socorro e resgate de viaturas avariadas em combate”, explica.
Os blindados modelo MaxxPro Recovery Vehicle são equipados com uma asa delta traseira e uma lança hidráulica com acesso eletrônico, além de terem capacidade de resistir a disparos de armas de calibre 5,56 e 7,62 milímetros.
O coronel Luiz Henrique Salonski da Silva, do Comando Logístico, em Brasília, explica que a aquisição faz parte do programa estratégico “Forças Blindadas”, do Exército Brasileiro.
“As viaturas serão distribuídas para os batalhões logísticos pelo País, além de escolas militares”, afirma. “O transporte dos blindados será coordenado pela Seção Logística do Comando da 5ª Divisão de Exército, empregando o 27º Batalhão Logístico e 5º Batalhão Logístico, com caminhões prancha, até o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, em Curitiba”.
Na capital paranaense, as viaturas serão efetivamente recebidas pelo Exército e um curso será ministrado para os operadores de todas as regiões do País.
De acordo com Pellegrini, Paranaguá é um porto que possui expertise no recebimento de viaturas militares. Ele explica que mais de 100 viaturas blindadas foram desembarcadas por guindastes ou navio ro-ro. “Além da proximidade com Curitiba, a disponibilidade do Porto de Paranaguá no apoio faz dele um antigo parceiro para essa atividade”, justifica.
Nos próximos meses, segundo o militar, o porto paranaense deve receber contêineres com peças dos veículos e mais 30 viaturas militares.
FONTE: Agência Estadual de Notícias do Paraná – Editoria Portos do Paraná
Esse aí não tomba e pode recolher o veículo perpendicularmente porque tem rotator.
Qual o preço unitário dessa “”””maravilha”””””tecnológica?????? sem falar dos cu$$tos de manutenção????????
Wiltgen,
Está subestimando uma realidade…, pois poderá ter outros “clientes potenciais”, q poderão adquirir o seu produto industrializado depois, em outra ocasião no futuro, em se tratando de transações industriais.
Quanto ao caminhão, temos várias montadoras, e no caso iria utilizar o motor, a carroceria blindada e por ser caminhão poderia até ser bem resistente, chassi, mecanismos e sistemas hidráulicos do guincho, suspensao de caminhao de rali, so com mais reforco, ou em outras palavras poderia utilizar de uma mesma empresa, ou várias empresas diferentes como no popular “franktein”…
Tudo é uma questão de conversa e diálogo, mas quem decide são os gestores ou militares no caso e isto contribui p a opinião pública questionar, é a minha visão.
Obrigado
Abraco
Roberto,
Todo questionamento é bem vindo!
Quem está nesse espaço de debate é a favor de se fabricar máquinas/equipamentos aqui no Brasil, mas precisamos ter discernimento de que nem tudo vai ser viável. Paciência, mas faz parte do jogo!
Abs
Juarez,
Educação é bom em qualquer lugar!!!
Se vc tem as melhores montadoras do mundo no país, várias faculdades e universidades de engenharias no país, é só fazer um pedido especificado, vc tem noção como trabalha uma indústria?!…
Outra pergunte aos “primos”, ou entusiastas de caminhões, cargas pesadas, guindastes e caminhões de rali q eles vão te dar uma aula…, e o questionamento será igual ao meu…
No YouTube tem um vídeo de caminhão guindaste militar alemão q ergue cargas pesadas de uma olhada…
Educação é bom em qualquer lugar!!!
Namaste
Abraco
Roberto,
Infelizmente só ter capacidade, as vezes, não resolve.
Imagine você, dono de uma dessas empresas. Um cliente chega para você e pergunta se consegue fazer um produto similar e você responde: claro que sim, vou adquirir capacidade!
Aí você contrata novo corpo técnico e constrói uma nova linha de montagem. Como você não tinha o capital necessário, você ainda fez um empréstimo a juros exorbitantes para custear tudo isso e, finalmente, apresenta o protótipo ao seu cliente.
Ele verifica que atende aos seus requisitos e fecha negócio. Preciso de 10 desses!
Só que, para pagar teu investimento e quitar suas dívidas, vai precisar de no mínimo uma encomenda de 50!
Entendeu como (não) funciona?
Tenho plena e total conhecimento de como funciona uma indústria a. Escala de produção é fator primordial.
Não montamos no Brasil.nenhum caminha 6×6 com as características deste aí. Nenhum indústria seria vai desenvolver fornecedores para duas dúzias de caminhões, só na tua mente iluminada.
Caia na real e sai da bolha.
Ahh, e para de encher o saco dialetos indianos, estamos no Brasil.
As maiores montadoras de caminhões do planeta estão no Brasil, como as alemãs Mercedes, Vollks, Man, como as suecas Saab (Scania e Volvo), se fizessem uma carroceria blindado aqui ou no exterior e montasse num chassi de caminhão nacional, não sairia mais barato e as peças de reposição nacional iria ter a anos…
A China, a França e a Alemanha fabricam guindastes e porque não fazem um bem bolado e montam um guindaste num caminhão militar brasileiro p erguer carga de até 80 toneladas, vai por acaso uma viatura rola num baranco ou coisa pior, pelo menos tem um guincho militar a altura.
Pouco se falar ou faz reportagens dos veículos militares de engenharia ou especiais?!…
Abraco
Qual delas fábrica um 6×6 com bloqueio nos três eixos, com redução nos cubos nas três pontas de eixos?
Resposta: Nenhuma. Tchê, antes de falar asneira boca agora, para, pensa e se tu não sabe, não fala.
Segundo, nenhum caminhão militar comporta um guindauto de 80 tons.
Aquele que ali está é uma jóia da engenharia americana, com rotator, guincho hidráulico com redução e freio de tração.
Entendo que mesmo que tivéssemos aqui o chassis 6×6 desenvolver o implemento seria inviável. A demanda é muito pequena internamente e não se pagaria.
Nós temos várias fábricas de caminhões no Brasil…..não dava para fabricar ali?. Será que não tem algo mais importante para comprar ao invés disso?
Não, não tem nenhuma.
“Nos próximos meses, segundo o militar, o porto paranaense deve receber contêineres com peças dos veículos e mais 30 viaturas militares.”
Seriam mais 30 do mesmo modelo?
Provavelmente não, pois o contrato era para fornecimento de 20 MaxxPro Recovery Vehicle.
Provavelmente deve ser os JLTVs da MB…
Não é!
O JLTV chega via porto do Rio e está prevista a entrega de mais quatro viaturas até o final desse ano.
Ola pessoal! Primeiramente gostaria de cumprimentar o site pela qualidade das materias. Meu palpite e que talvez essas outras 30 unidades sejam da viatura Lince/Guaicurus ou entao algum outro veiculo via FMS.
Abracos!
Vê se não tomba o guincho dessa vez.
É muito animador ver o Brasil finalmente recebendo equipamentos novos, de ponta, e não somente transferência de excedentes ou modelos usados.