Por Guilherme Wiltgen
O H225M (C/N BRA017), designado como UH-15 Super Cougar N-7106 na Marinha do Brasil, que se acidentou hoje no Campo de Instrução de Formosa (CIF), foi o terceiro helicóptero deste modelo recebido pela Força Aeronaval e o primeiro helicóptero H225M a passar por todas as etapas de produção no Brasil, um marco do programa H-XBR.
A aeronave foi recebida pela Marinha do Brasil no dia em 13/06/14, nas instalações da Helibras, em Itajubá (MG), pelo então Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto e incorporado ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
O UH-15 Super Cougar N-7106 realizou seu primeiro voo em 21/11/13 e era da versão básica do H225M, estando capacitado a realizar as mais diversas missões, entre elas o de transporte de tropa, esclarecimento marítimo, lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate, operações de Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.
Esse foi o primeiro acidente com este modelo de helicóptero, que é ooperado há pouco mais de 10 anos pelas três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica).
Ontem no jornal nacional falou que esse helicóptero que caiu foi fabricado todo na Europa e foi enviado ao Brasil para ser montado pela sua filial Helibras.
Nenhuma surpresa, não dominam o assunto, então, falam o que não sabem…
Ainda bem que existe a mídia especializada, apesar de não ter visto nenhuma outra, além do DAN, abordar esse assunto! 🤔
Vcs poderiam falar sobre isso,fabricado ? Pois o que é passado é que são montados ,a subsidiária brasileira da Airbus já fabrica 100% os helicópteros?
Fiquei com essa dúvida.
Acidentes assim é um mau presságio.
Deus me livre, sai zica.
Acidentes assim são acidentes. Não faz sentido seu comentário