Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Liberal (F 43) suspendeu hoje (6) da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a Operação Guinex-III, na costa africana, entre os meses de Agosto e Setembro de 2023.
A Fragata brasileira fará visitas programadas aos países do Golfo da Guiné, realizando ações de presença nos países amigos do Entorno Estratégico Brasileiro.
As operações desenvolvidas pela Marinha do Brasil reforçam a interoperabilidade com as Forças Navais, bem como incrementam a capacitação dos meios envolvidos em respostas rápidas contra ameaças assimétricas, em ações de combate a ilícitos no mar e pirataria, além de reforçar o compromisso mútuo das nações com a segurança marítima internacional.
A Fragata Liberal deverá embarcar um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) com a aeronave orgânica AH-11B WildLynx, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), além de uma equipe de Mergulhadores de Combate.
Situado na costa ocidental da África, o Golfo da Guiné possui elevada relevância em termos estratégicos e diplomáticos. Até outubro, o navio participa de exercícios com Marinhas e Guardas Costeiras de países amigos.
Espero q n tenha nenhuma guerra com a questão do Níger, caso contrário essa fragata vai estar navegando em águas bem quentes sem ter nada a ver com a história. Aliás o Brasil deveria atuar, como um país que almeja posicionamentos mais elevandos a acalmar os ânimos e mediar a situação entre Nidjamey e Abuja
Muito bom este tipo de missão, além do adestramento da tripulação para esse tipo de operação, marca a presença do Brasil nesse local, mesmo que com essas Fragatas, empurrando água há 40 anos, ainda dão pro gasto. Parabéns a manutenção da MB. É o que temos pra hoje, se não formos tb terão os que reclamam. Se é para reclamar, então vamos( Putz, me senti a Dilma agora, rsrsrs)
Coitadas, vão até o osso.