Neste domingo (06), a Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), desatraca da Base Naval do Rio de Janeiro, marcando o início da Operação Guinex-III.
A missão, que se estenderá até 14 de outubro, tem o objetivo de promover a interoperabilidade com as Marinhas e as Guardas Costeiras de países do Golfo da Guiné, estabelecendo um canal de cooperação com países do entorno estratégico brasileiro.
De acordo com o Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e do Grupo-Tarefa, “as Operações Guinex, que ocorrem desde 2021, têm o propósito de estreitar os laços de confiança do Brasil com os países da Costa da África Ocidental, consolidando a presença da MB como parceiro estratégico da região, contribuindo para a estabilização do ambiente marítimo, para a proteção dos interesses nacionais do Brasil no Golfo da Guiné, além de fortalecer o tratado de Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS)”.
Nesse contexto, serão realizados exercícios no mar e no porto, como técnicas de abordagem, visita e inspeção a outros navios, manobras de embarcações rápidas, trânsito sob ameaças assimétricas, técnicas de operações especiais, entre outros. Além do treinamento, estão previstas ações cívico-sociais nos portos estrangeiros e nacionais, entrega de donativos às sociedades dos países visitados e apresentação de produtos da Base Industrial de Defesa brasileira, com o intuito de fomentar possíveis relações comerciais com o Brasil.
FONTE: CCSM