Seguindo o cronograma definido juntamente entre o Exército Brasileiro e o Consórcio Força Terrestre, capitaneado pela Akaer, foram apresentados no Arsenal de Guerra de São Paulo, uma série de avanços na modernização dos blindados VBR EE-9 Cascavel.
Dentre as inovações, todas as viaturas do projeto cascavel vão ganhar um motor mais potente e moderno, além de um sistema robusto de suspensão adaptável a todos os tipos de terreno, levando em consideração a heterogeneidade territorial do nosso país. Também estão sendo implementados novos sistemas: de armas, de comunicação integrada e também de navegação, com optrônicos inteligentes desenvolvidos pela Opto, empresa do Grupo Akaer.
Como sempre nossas forças armadas não usam veículos preparados pra guerra, só pra treinar, doutrinar, aumentar capacidade e etc…vê-se pelos comentários que estão todos certos, diferentemente de outros exércitos, que adquirem veículos para, no caso de necessidade, entrar em combate imediatamente, não é o caso do cascavel, já que possui blindagem fraca e quase sem capacidade de sobrevivencia à minas e RPGs, ou seja, um blindado que será usado para desfiles, apenas.
Eu vou na contramão das críticas emocionais e tentar expor um pouco de bom senso e realidade , acredito que já que temos esse veículo já disponível e pronto emprego e em quantidades é mais que sensato concluir que ele veículo esteja atualizado para o melhor possível para atender melhor já que “os futuros centauros II irão demorar décadas” para substituí-los em número.
Não há problema algum em termos cascavéis modernizados no lugar de não modernizados, deveriam fazer isso com os leopards também.
Imagino esses carros como produtos baratos para treinamento
Rondas de reconhecimento
Guarnição de perímetro
Não faz sentido usar equipamentos caros em linhas de trás onde não há ameaça significativa
Se o Brasil estiver em combate esses veículos podem ficar guardando perímetro de instalação militar
Liberando o que se tem de mais moderno para o front
No caso os Guarani e os centauro
Imagina se 100 centauro você tiver que segurar 30 para guardar perímetro de uma base
É desperdício
Tenho um chevete tunado 86 e ele dá conta do recado…
Respeito a opinião de cada um…mas eu não acho correto modernizar um veículo tão velho, estamos falando de meio século.
Sinceramente acho que deveriam equipar alguns guarani com canhão TORC30, instalar 2 mísseis, além de equipar o veículo com drone (tanto de reconhecimento quanto de ataque).
Essa junção 30mm, missil e drone de reconhecimento e ataque é a arma perfeita que estamos vendo todos os dias na guerra da Ucrânia.
Temos que pensar o futuro e não resgatar o passado. O futuro é Iveco com a família Centauro e Guarani trabalhando juntos, 30mm e 120mm.
Iveco em MG com a planta de produção em funcionamento, gerando empregos.
Tanto os mísseis e drone que eu citei seriam desenvolvidos no Brasil, produzidos no Brasil. Já há empresas nessas área, inclusive a Xrobots.
“O futuro é Iveco e Centauro”, “futuro, futuro…” e não é exatamente isso que está sendo feito? O presente também é importante, e o que temos agora para pronto emprego até a chegada do futuro, é o cascavel em quantidade razoável, modernizado melhor ainda.
Eis aí o nosso AMX-10. Um conflito real do outro lado do mundo mostrando que esse tipo de veículo de papelão não serve pra linha de frente e o oficial tem a cara-de-pau de falar que esse bichinho é o esqueleto das nossas forças mecanizadas. Deprimente.
E o peço desta modernização está ficando menor que os 30% do preço de um Centauro 2 como o EB queria?
Será que aguenta o tranco? Era mais favorável à compra de Centauro B1 usados e retrofitados.
Obrigado pelas informações. Inclusive conversei com o Odilon diretor da Columbus. Ele me falou que e sua equipe estão reformando os Cascavel.
Sou inventor e gostaria de saber se, AKAER desenvolve um Blindado. Criar um protótipo. Ou seja, um Blindado 8X8?
Ta ficando bacana hein, sou totalmente a favor desta modernização, ainda mais com o recebimento, a conta gotas, dos Centauro II.
Recomendo a série Rust Valley da Netflix. É uma oficina onde eles também restauram ferro velho. Você vai gostar.