Na quinta-feira (20/07), uma comitiva da Marinha do Brasil realizou uma visita ao Laboratório de Desenvolvimento de Sensores Magnéticos (LDSM), da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (COGEO/ON/MCTI).
O propósito da visita foi dar início a um projeto conjunto que tem, entre várias metas, o desenvolvimento de novos sensores magnéticos de alta resolução para aplicação em sistemas táticos incorporados a drones e navios da Marinha, incluindo submarinos, com tecnologia inteiramente nacional.
O LDSM desenvolve e calibra instrumentos geomagnéticos, dispondo de instrumentação eletrônica avançada para teste de circuitos, além de recursos para manufatura de protótipos, como impressão 3D em plástico e usinagem de peças metálicas de pequeno porte. Os sensores construídos no LDSM têm sido utilizados, há décadas, nas áreas de prospecção mineral, ensino de geociências, navegação magnética, sistemas táticos militares e pesquisa aeroespacial, no Brasil e no exterior.
A comitiva da Marinha foi recebida pelo diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz, e pela equipe do LDSM/ON composta pelo pesquisador Dr. Luiz Benyosef, pelo tecnologista Dr. André Wiermann e pelo técnico em Eletrônica, José Roberto Lopes de Carvalho. Representando a COGEO, participou o Dr. Fabio Vieira, chefe da Coordenação de Geofísica.
Aos visitantes, a equipe do LDSM/ON explicou o funcionamento do LDSM, suas contribuições para os setores público e privado e para o estudo geomagnético no Brasil. Em 2022, houve a conclusão da modernização do LDSM, envolvendo a reestruturação do espaço com a inclusão de uma área magneticamente blindada. Esta blindagem tem a finalidade de aprimorar a qualidade dos serviços de calibração, permitindo com segurança o desenvolvimento de novos instrumentos geomagnéticos com tecnologia nacional.
A comitiva da Marinha que visitou o ON foi composta pelos membros do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Engenheiro Vicente Linhares, Superintendente Técnico do IPqM, Capitão de Corveta (EN) Emerson Coelho, encarregado da Divisão de Eletrônica e pelo Capitão Tenente (EN) Adams. Também esteve presente, pelo Centro de Projetos de Sistemas Navais, o Capitão de Corveta (EN) W. Stein, Chefe da Seção de Requisitos Militares. Pela Base Naval de Aratu (Salvador – BA), participaram por videoconferência o Capitão de Fragata (EN), Jorge de Jesus Santos, assessor de Magnetologia da Base Naval de Aratu, e o Capitão Tenente (EN) Marcelo Cairo Pereira, assessor adjunto de Magnetologia da Base Naval de Aratu.
FONTE: MCTI
base naval de aratu sendo utilizada para algum motivo tático operacional ? Achei q estava restrita nesses dias a praia particular do 9 dedos…
ESSE Comentário é típico de minion cheio de recalque e que desrespeita o Presidente e a MB…
Sem graça alguma… Vai chorar o teu presidente …. e inelegível…
Este tipo de comentário POLÍTICO gratuito acima não tem moderação…
A minha RESPOSTA aqui CERTAMENTE terá…