A Saab recebeu um pedido do Ministério da Defesa Nacional da Polônia para duas aeronaves Saab 340 Airborne Early Warning (AEW). O valor do pedido é de aproximadamente SEK 600 milhões e o período do contrato é 2023-2025.
Esses sistemas de alerta aéreo antecipado compreendem a aeronave Saab 340 equipada com o avançado radar Erieye da Saab. O contrato também inclui equipamentos terrestres, bem como serviços de suporte e logística no país.
“A Saab mantém um forte relacionamento com o Ministério da Defesa Nacional polonês há muitos anos. Estamos orgulhosos de fortalecer ainda mais as Forças Armadas da Polônia com nosso alerta aéreo antecipado e soluções baseadas em rede”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios da Saab Surveillance.
O Saab 340 AEW, juntamente com o equipamento terrestre associado, fornece uma imagem situacional detalhada que pode ser usada para tarefas militares e civis, incluindo vigilância aérea e operações de resgate.
Diferentes configurações do sistema Erieye AEW/AEW&C da Saab foram vendidas para nove países, tornando-o um dos sistemas de vigilância aérea mais utilizados no mundo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Pergunta: Com o atual conhecimento na fabricação radares no Brasil, não se poderiamos desenvolver uma versão do radar SABER para AEW&C para os ARJ 145 ou E195-E2, como nova plataforma ?
* poderia