O Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) General Walter Pires iniciou, no dia 3 de julho de 2023, o Curso de Operação da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) Leopard 1A5 BR.
O Curso de Operação da VBCCC Leopard 1A5 BR, é voltado para os capitães, os tenentes, os Aspirantes a Oficial e os 2º e 3º sargentos de Cavalaria.
O curso se divide em duas fases:
– Técnicas de operação e
– Técnicas de instrução
Ele visa consolidar as competências sobre a operação do principal Carro de Combate do Exército Brasileiro e é voltado para especializar aos instrutores e monitores das Seções de Instrução de Blindados (SI Bld) existentes nas Organizações Militares, aos quais são os principais facilitadores da qualificação das tripulações da tropa blindada.
FONTE: CI Bld/EB
Meu Deus….
Honestamente, o PÉSSIMO desempenho de sistemas blindados leopard na Ucrânia me deixaram com um grande pé atrás em relação a nossa força blindada.
E qual blindado tem tido bom desempenho nesse comflito?
Sobre esses 1A5 que de BR tem muito pouco ou quase nada, tem pouquíssimo valor num combate moderno. Só servem mesmo para, utilizando um termo que o Exército adora, “manter a doutrina”.
Em um mundo em que temos munição loitering que sozinhas destroem até os mais modernos e caros blindados, de fato os MBT’s tiveram uma diminuição significativa de capaciedade combativa na guerra moderna
Dodo,
É difícil avaliar desempenho no caso ucraniano… e por um simples motivo: os carros de combate vem sendo utilizados fora do conceito para o qual foram concebidos, que é compor uma massa blindada em operações de choque.
Na Ucrânia, o enfrentamento carro vs carro tem sido raro, e o principal uso do MBT vem sendo o apoio a infantaria, quase como eram os canhões de assalto. Nessa situação, as diferenças que poderiam ser críticas na avaliação de um veículo terminam minimizadas.
Aliás, todas essas adaptações atuais, como sistemas ativos de defesa por exemplo, visam contrapor a ameaças não convencionais, fora do escopo original para o carro de combate.