Gavião Peixoto – SP, 16 de junho de 2023 – A Embraer entregou hoje à Força Aérea Brasileira (FAB) o sexto jato multimissão KC-390 Millennium. Esta é a primeira aeronave entregue na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada. As demais aeronaves já entregues à FAB serão atualizadas para poderem operar com suas capacidades completas. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas poderão receber estas capacidades.
O sexto avião será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), na base aérea de Anápolis. Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.
“É especial entregar à FAB a primeira aeronave na configuração FOC”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Ainda que a FAB já tenha empregado a aeronave nas mais diferentes missões, dentro e fora do Brasil, poderá agora usufruir de forma completa e definitiva da capacidade total do C-390, mostrando ao mundo tudo o que essa aeronave é capaz de entregar.”
O KC-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O KC-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Na versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.
Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o KC-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.
O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.
Excelente, quando será que realizará seu primeiro pouso na Base Chilena de Eduardo Frei, na Antártida?
Quando a Base terminar a reforma da pista
Uma dúvida, sempre vejo que os principais projetos da FAB e EB se concentram muito em Anápolis e Formosa. Não seria arriscado manter os gripens, KC, lançadores astros 2020 em locais tão próximos, ao invés de bases espalhadas pelo país?
Dúvida de leigo mesmo kkkk…
Impressionante a capacidade de engenharia da EMBRAER em alcançar o status FOC tão rapidamente!!!
Espero ansioso pelas novas negociações do atual governo com a EMBRAER sobre as alterações no contrato original feitas no governo anterior…
SE o Comando da Aeronáutica atual manterá a posição da gestão anterior e/ou se o atual governo com uma visão mais incentivadora da produção nacional e da importância da manutenção da EMBRAER como empresa BRASILEIRA imporá uma nova renegociação do programas da empresa para o Ministério da Defesa.
E se, fora dos interesses imediatos da FAB, retornará aos planos de incentivar o desenvolvimento de um versão civil alongada do C-390 com o intuito da criação de uma frota de Correio Aéreo Civil vinculada a EBCT a chamada FROTA SEDEX..
O que o atual governo quer alterar de original em relação ao que foi adquirido no governo anterior Gilberto é a conversão dos C30 (A330) em transporte VIP ao invés de convertê-los em MRTT prestando apoio logístico aos caças, apoio humanitário e participar de exercícios internacionais demonstrando o preparo da FAB nesse segmento.
Não se trata de ser contra o presidente e comitiva ter uma aeronave com essa capacidade para defender os interesses do Brasil a longa distancia e sim a forma como se pretende fazer. Me parece que o Lula é o primeiro presidente a usar esse avião. Esses aviões possuem até despistadores para proteger o chefe de estado a bordo. Imagina se o presidente precisar de escolta em pleno voo e o caça ser obrigado a abortar a operação por limitação de combustível. Não sei se o mesmo avião que transporte autoridades pode ao mesmo tempo abastecer caças, mas unir o útil ao agradável facilita as condições de quem está com esse problema – ainda mais se tratando de viagens longas.
Em relação ao novo avião, parabéns a FAB por mais essa conquista!
Meu caro parece que não acompanhaste as notícias, o atual Presidente determinou ao Comando da Força Aérea que ESTUDE uma solução para uma nova aeronave para a Presidência.
Portanto ele não vai requisitar permanentemente os novos V-30 que aliás foram apenas adquiridos e não tem previsão de como e quando serão convertidos para o padrão militar MRTT.
No momento são aeronaves civis, em configuração comercial inclusive com identificações da AZUL nos seus equipamentos internos.
A renegociação do contrato do Programa KC-390 reduzido UNILATERALMENTE pelo governo e Comando da Aeronáutica no governo anterior (e os demais programas interrompidos é MUITO MAIS CRÍTICO e deve ser retomado neste governo.
Pelo menos ONTEM um excelente notícia foi dada no Paris Air Show pela EMBRAER que é um programa de MLU da frota da FAB dos A-29 Super Tucano que precisamos saber mais detalhes sobre os UPGRADES e se haverá aquisição de novas aeronaves para recompletar a frota e as aeronaves perdidas e retiradas de serviço…
Há algum movimento em busca de tal frota SEDEX, para o EBCT, uma empresa pública que se mostra cada vez mais ultrapassada e ineficaz? Comprar C-390 novos e pior, criar uma nova aeronave alongada para tal é criar motivos para dispêndio de dinheiro público em um projeto que não traz nada de novo… Sobre esse assunto é muito mais vantajoso converter aviões Embraer E1 em cargueiros! Quanto ao C-30 que já tá chamando de V-30, seria inteligente colocar o VC-1 a venda, e assim com dinheiro em caixa, buscar um avião A330 possível de conversão para o padrão VIP que a presidência deseja.