A Saab recebeu um pedido para o veículo subaquático autônomo Sabertooth da empresa de geofísica marinha PXGEO. O valor do pedido é de 620 milhões de coroas suecas e as entregas ocorrerão entre 2023 e 2025.
O pedido inclui mais de 20 veículos Sabertooth, o que o torna o maior pedido deste sistema até o momento. Eles farão parte da solução MantaRay da PXGEO para a coleta de dados sísmicos offshore e serão usados para implantação e recuperação de equipamentos durante pesquisas no fundo do mar.
“Juntamente com a PXGEO, estamos dando um passo para tornar a aquisição de dados sísmicos offshore totalmente autônoma. Essa é uma grande conquista que foi possível graças à nossa experiência combinada”, afirma Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da Saab.
O Sabertooth da Saab é um veículo subaquático potente e versátil. Com capacidade para realizar operações em profundidades de até 3.000 metros, ele é ideal para investigações no fundo do mar.
“Estamos entusiasmados em trazer a eficiência e a confiabilidade da plataforma autônoma Sabertooth para o setor sísmico offshore. Os esforços combinados entre a equipe de engenharia da PXGEO e a Saab no desenvolvimento do MantaRay revolucionarão nosso setor e finalmente desbloquearão todo o potencial da sísmica de nódulos do fundo do mar, em linha com o compromisso da PXGEO com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, afirma Tony Bowman, CEO da PXGEO.
A PXGEO é uma empresa inovadora provedora de serviços geofísicos marinhos com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Para conhecer onde a Saab fabrica seus veículos remotamente pilotados, clique no link abaixo: