A EMGEPRON, representada por sua Diretoria Executiva, e a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando da Força de Superfície (ComForSup), assinaram, em 19 de maio, um contrato de gerenciamento do Projeto Executivo do Período de Manutenção do Navio-Tanque Almirante Gastão Motta (G 23).
O projeto de revitalização do Navio-Tanque, iniciado após decisão do Almirantado, será dividido em três fases, sendo a primeira, com foco em serviços nas áreas de estruturas navais, máquinas e navegação.
Entendendo a necessidade e a importância da demanda, o ComForSup definiu a EMGEPRON, com base na expertise da Empresa em estruturar e gerenciar projetos complexos de manutenção e obtenção de meios navais, para conduzir um processo licitatório nacional, a fim de contratar um estaleiro para realizar os principais serviços da revitalização, tais como: docagem; substituição de chapas das obras vivas e mortas; tratamento e pintura dos tanques de lastro e reestruturação do tanque de colisão avante.
A manutenção do Navio-Tanque Almirante Gastão Motta irá assegurar à Marinha do Brasil e à sociedade brasileira a certeza de execução, com alto grau de confiabilidade, a disponibilidade do navio para as missões militares com Transferência de Óleo no Mar, aumentando a característica de permanência da Esquadra.
Nesse contexto, o referido contrato enriquece a parceria estratégica entre a MB e a EMGEPRON, que tem em um dos seus propósitos, estabelecidos em sua Lei de criação, a promoção e execução de atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval.
Puxa, podiam comprar um zero e mais moderno. Tira um financiamento e manda fazer na Korea do Sul. Em um ano os caras entregam um navio novo e moderno. Sai mais caro e demora fazer uma unidade no Brasil.
Reforço as criticas aqui dos participantes sobre a revitalização desse navio ser um desperdício de dinheiro e tempo, sem falar de uma falta de visão administrativa. A justificativa de falta de verba não se sustenta para um país com a arrecadação que recebe e cedia dois eventos caros como copa e olimpíadas. Os elefantes brancos dos estádios estão lá como prova do que digo enquanto a esquadra se nega a comprar um navio logístico nem que seja para substituir o atual, já que deveríamos ter no mínimo dois desse tipo.
Penso que a construção do novo navio de apoio antártico para substituir o Rogel deveria ser adiada e voltada para outro serviço de suprimento mas para a Esquadra, por já termos dois navios que apoiam as pesquisas naquele continente sendo um deles o navio de apoio submarino (Almirante Maximiliano incorporado em nossa Marinha em 2009 e o Guillobel construído em 2009!). Ou seja, enquanto temos dois navios de apoio antártico de incorporação recente á disposição de nossas pesquisas a Esquadra tem que ficar sem seu único e velho meio de suprimento porque ele será revitalizado. Que se construa outro navio de apoio antártico mas em outra fase, o certo é dar prioridade para a substituição do Motta. Que gerenciamento é esse em Marinha!
Servi no NT Marajó numa época onde a MB tinha uma ESQUADRA, Nael. Fragatas e Contratorpedeiros.
No final do nosso período de embarque ao sairmos do “ELEFANTE” para atender ao curso de aperfeiçoamento, eu e os demais colegas da minha turma que estávamos no NT Marajó, éramos simplesmente os oficiais da classe com mais dias de mar computados porque no NT Marajó atendíamos as operações de todas as forças, Grupos Tarefa, Unitas e Operações conjuntas com as marinhas vizinhas…
Com a minúscula frota da MB de hoje, esta revitalização do minúsculo e velho NT Gastão Motta dá a medida do APEQUENAMENTO admitido e certificado pelo Almirantado da MB…
Não há pressa de um novo Navio Tanque moderno porque não há ESQUADRA que dele necessite!!!
Só temos a lamentar… A REALIDADE ATUAL…
Boa tarde Guiloherme voce sabe se o mattoso maia voltou a navegar?
obrigado
abraço.
Esse já morreu faz tempo, só não deitou ainda…
Irei entrar com uma denuncia contra a MB no MPF e no IBAMA contra a revitalização deste navio , que só vai jogar o dinheiro do contribuinte no lixo.
Essa revitalização sai mais em conta que a compra de um usadito mais novo e em plenas condições operacionais?
Tem gente por lá que só não supera o Einstein… Devem tem visto algo, q nem a NASA percebeu…
Mais uma modernização absurda, estilo NDD Ceará.
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MB sendo MB…
Depois vão na câmara apresentar os projetos e toma uma lavada de um individua lá e acham ruim.
Gasta grano com um navio que já deveria ter dado baixa, gastaram os tubos com o São paulo pra não voltar a ativa, gastaram com o NDD Ceará, e teve outro navio que não lembro qual agora, acho que uma fragata que não voltou para a ativa,,,
Revitalização? MDS a Marinha nao aprendeu com o caso do A12 a parar de TORAR dinheiro em casos perdidos, esse navio tanque nao pode navegar fora do BR e tambem e perigoso ao meio ambiente por nao ter casco duplo. Da baixa logo e usa esse dinheiro em uma NOVA aquisição.
A grana que foi gasta no A12 dava para ter comprado 3 embarcações novas para a MB, essa força tem uma admisntração muito amadora
O Navio tanque Wave Ruler não tinha sido oferecido pelos ingleses?
Com a guerra na Ucrânia os ingleses deve ter cancelado a venda para MB !!!
Quase um milênio de diferença entre os períodos…😂😂😂
Remendo do remendo. Continua casco simples e sem poder aportar em vários países.
E com o navio voltando ao setor operativo Deus sabe quando.