O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou, no dia 04/05, pelas mãos do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Certificado Suplementar de Tipo Final do E-99 Modernizado à Embraer, empresa responsável pela modernização da aeronave.
A emissão do certificado, resultado do trabalho dos técnicos da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI – em interação com a Embraer -, atesta que o projeto de modernização dos sensores dessa aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato. Isso significa que a aeronave pode voar com segurança e é capaz de cumprir a missão determinada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Chefe da Assessoria Técnica do IFI, Tenente-Coronel Gustavo Borges Basílio, o E-99M executa uma missão muito importante para o país. “A certificação de sua modernização, levada a cabo pela Embraer junto com o IFI, promove uma melhoria considerável na capacidade estratégica brasileira, na Tarefa de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além das Ações de Alerta em Voo e Controle e Alarme em Voo”, afirmou.
Durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Medeiros comentou o processo de modernização do E-99, destacando a importância dessas aeronaves e a relevância do trabalho conjunto do IFI e da Embraer em prol da FAB. “Parabéns à engenharia da Embraer, que trabalhou na concepção desse projeto, e ao IFI, que certificou todo o processo que envolveu a modernização da frota de E-99. Para mim, este momento tem um significado muito especial, pois tive o privilégio de participar da implantação dos R-99 A/B no Segundo do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) e, hoje, tenho a satisfação de assinar este certificado”, disse.
Ainda durante o evento, o Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, agradeceu especialmente o trabalho do IFI, na pessoa de seu Diretor, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, mencionando as inúmeras atividades envolvidas na certificação da modernização do E-99. “Houve muitas viagens ao exterior para realizar os ensaios, além de workshops de planejamento para agilizar o trabalho. O IFI sempre esteve disposto a cooperar para que a atividade fosse realizada”, comentou.
Histórico
A modernização das aeronaves E-99 introduziu modificações no Erieye Mission System, com a instalação de novos consoles, novos rádios e a implementação de gravação de áudio e dados de missão, aumentando a capacidade de comando e controle, principalmente em operações aéreas compostas.
O processo de certificação iniciou-se em 2018, sob a responsabilidade da CPA. De 2020 a 2023 ocorreram os ensaios de desenvolvimento e certificação, a despeito dos impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19.
Ao longo do processo foram verificados 434 requisitos contratuais, distribuídos entre 30 diferentes tecnologias, sendo produzidos mais de 250 relatórios técnicos. O Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de certificação envolveu cerca de 60 pessoas, com a colaboração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV – Esquadrão Guardião), responsável por operar as aeronaves.
FONTE: FAB
Para ter um equipamento deste porte, gera muito estudos e trabalhadores qualificados tantos civis como militares, e se levassem este tipo de ideia ou realidade ao atual presidente da República, e a opiniao publica, todos teriam outra visão ou entendimento, né!!!, falta boa comunicacao/linguagem de alguns membro do estado…
Penso q a Embraer e o Ministério da Defesa deveriam pensar num substituto
para os p3 orion, como o Emb 195E2 modificado p patrulhamento e guerra naval, e vender os velhos p3 para arrecadar dinheiro p financiar as aeronaves novas e de produção brasileira, e tambem conseguir exportar bens manufaturados…
O Embraer 195E2 modificado p ser um “mini mrtt”, seria uma boa p nos e p exportação.
Abraço.
A modernização das 05 aeronaves já foi concluída ?
Aeronave com grande capacidade de detecção. BZ !
Muito bom! Prontos para operar junto com os F-39, além dos outros vetores de caça da FAB, claro.