Por Guilherme Wiltgen
Chegaram ontem (4) ao porto de Navegantes, a borbo do navio mercante MV Mitiq, mais dois caças JAS39 Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB).
Designados F-39E Gripen FAB4105 e FAB4106, os dois novos caças serão trasladados por via terrestre até o Aeroporto de Navegantes, onde serão preparados pelos técnicos da Saab, e colocados em condições de voo para decolarem rumo a Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde se localiza o Gripen Flight Test Center (GFTC), na unidade da Embraer Defesa & Segurança.
Inauguração da linha de montagem do Gripen
Na próxima terça-feira (9) vai ocorrer na unidade da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, a inauguração da linha de montagem do Gripen no Brasil, como parte da transferência de tecnologia para o fornecimento de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Programa F-X2.
Para iniciar o processo no Brasil, quatro aeroestruturas do Gripen E, incluindo a asa, as fuselagens dianteira, central e traseira foram enviadas de Linköping, na Suécia, para Gavião Peixoto, em São Paulo, em meados de fevereiro.
Para a montagem final na Embraer, as aeroestruturas serão enviadas das fábricas da Saab em Linköping e da Fábrica de Aeroestrutura, em São Bernardo do Campo (São Paulo), sendo montadas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto.
O Programa Gripen
A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos.
Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.
FOTOS: Ilustrativas
Com a entrega destas 2 unidades, quantos gripemos o Brasil já recebeu?
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Ótimas notícias !!!
Se ursarmos a logica/razão, os países q não podem (financeiramente/política de embargos de pecas) comprar um caça de 5a geração, irao atrás de caças de acordo com suas possibilidades…
Penso se a Saab e a Embraer ao se ajuntarem e criaram o gripe e/f, logo se fizerem o gripe “g” GENERICO, ou seja o gripe novo com motores franceses e outros e eletrônica israelense, italiana…, iriam encontrar possíveis compradores.
P saber se é viável bastaria fazer uma pesquisa de mercado, já q atualmente o mercado de armas estão em alta devido aos vários conflitos/divergencias no mundo contemporâneo, e a Suécia junto com o Brasil tem potenciais, e só lembrar q o custo de operação de caças de 5a geração são muito caros, logo vão migrar p caças mais baratos como aeronaves de apoio de combate.
Pensamento e reflexão.
Abraços.
As aeronaves anteriores vieram com “F-39E 41xx” na cauda. Pela imagem colocada no início desse tópico, parece que agora só há a matrícula, no caso a 4106. Ou o “F-39E” está encoberto por algum motivo.
Apenas o número da matrícula no estabilizador vertical, talvez seja um novo padrão da FAB, assim como nos C-30.
Exato. Talvez seja o novo padrão daqui em diante.
Guilherme Wiltgen, parabéns pela reportagem
Obrigado Carlos!
FA