Brasília (DF) – Há 78 anos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) conquistava sua última vitória, o que marcou um feito até então inédito na 2ª Guerra Mundial. As últimas batalhas ocorreram nos dias 26 e 27 de abril, em Collecchio, e no dia 28, em Fornovo di Taro.
O efetivo da FEB que se encontrava na região estava em inferioridade numérica em realação aos alemães. Mesmo assim, os brasileiros cercaram o inimigo. Após tentativa frustrada de rompimento do cerco, foi realizada uma rápida negociação para a rendição nos dias 29 e 30 de abril dos efetivos remanescentes de três divisões inimigas: a 148ª Divisão de Infantaria e a 90ª Divisão Blindada, alemãs, e a 1ª Divisão Bersaglieri, italiana.
Ao todo, o número total de prisioneiros feitos pela FEB em Fornovo di Taro foi de 15.079, algo que não havia ocorrido até então na 2ª Guerra Mundial. Também foram recolhidos cerca de 4 mil animais e mil viaturas.
Em sua arrancada final, a FEB chegou até a cidade de Turim, e, em 2 de maio de 1945, à cidade de Susa, onde fez junção com as tropas francesas na fronteira franco-italiana.
Parabéns aos nossos bravos heróis da FEB! Eles mostraram para Hitler o preço a ser pago por matar nossos compatriotas indefesos. Para quem não sabe vários corpos de brasileiros apareceram em alguma praia do nordeste porque seus navios foram afundados por submarinos alemães. Alguns foram desfigurados e fragmentados por animais e outros ficaram inchados por morrerem afogados.
Honra e respeito à esses brasileiros, que até hoje são desconhecidos da maioria da nossa população. A cobra fumou!!