De acordo com o cronograma previsto para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), a Itaguaí Construções Navais (ICN) realiza, no período de 19 de abril a 2 de maio, a transferência das seções do Submarino Angostura (S 43), quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica, do Programa, da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas para o Estaleiro de Construção (ESC), localizado no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro.
A operação de transferência das seções será realizada em três etapas, até que todas se encontrem no Estaleiro de Construção para a montagem final do submarino. A seção de Ré, a primeira transferida, é responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, assim como o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e o hélice. A segunda seção será transferida no final de abril e a última será transferida no início de maio.
A chegada das seções ao Estaleiro marca o início da montagem final do Submarino Angostura e ratifica a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe Riachuelo. Essa operação, aperfeiçoada desde a transferência da seções do Riachuelo, em 2017, exige um planejamento detalhado, desde a adequação de trechos da rede elétrica até interrupções seletivas do tráfego na BR-493, realizada em coordenação com diversos órgãos para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana do local.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Realmente nossa nação é muito infantilizada, imbecilizada e fanática por politica, esse palco deveria ser pra debater sobre pautas militares, mas muitos abestalhados usam pra denegrir atual governo, ou governos passados, como paulo disse, gostando ou não, é na gestão de Lula que se está tendo um maior investimento nas forças armadas, gostem ou não, Lula pode ter o defeito que for, mas ainda assim se mostra um estadista e um nacionalista maior que os ditos “patriotas”, infelizmente o que vimos na gestão anterior foi um entreguismo das nossas estruturas de defesa e internas aos EUA, justamente pelo antigo presidente ser um apoiador incondicional do Trump, não queria entrar em assunto de politica, mas já que o decoro do debate e o foco foi perdido, que assim seja.
Pesquisem e vejam em qual das gestões está havendo maior investimento e reestruturação no setor não só da defesa como industrial, não sou a favor do Lula, mas ele foi assertivo quando propôs uma reestruturação no setor de defesa do pais e na revitalização da industria brasileira. uma de suas pautas é que até 2030 o nosso país seja autônomo em pelo menos 95% dos equipamentos bélicos que utiliza, precisamos de presidentes com esse tipo de pensamento, e não pessoas inúteis que se preocupam em baixar preço de jetski e fazer motociatas, precisamos de presidentes com visão de estado e não de governo, sejam eles de direita ou de esquerda, o ponto é esse, e pra finalizar, Lula mais uma vez foi assertivo ao não baixar a cabeça aos EUA sobre os navios iranianos, ou Pra Israel sobre o genocídio em Gazza.
A construção dos quatro submarinos diesel-eletricos, além de manter a estrutura ativa e pessoal qualificado em atividade garantirá sem dúvida nossa segurança marítima e vigilância ativa dentro de nossa ZEE.
Que se compre mais 6 convencional, mantendo a indústria local
Até que tenha o início do nuclear.
Após 2030
Que se cumpra primeiro o contrato já realizado Renan antes de se pensar em outro lote. O submarino nuclear já está inserido nesse primeiro contrato. Toda experiência adquirida será usada no novo lote cujo projeto não será um novo Scorpene e sim um submarino original.
Aguarda-se a partir de agora a encomenda do SEGUNDO LOTE de submarinos convencionais do PROSUB.
Não é só a FAB que PRECISA de um segundo lote de Gripen…
A enorme estrutura construída em Itaguaí TEM de ser mantida com um segundo lote de submarinos convencionais até a construção do SN Álvaro Alberto e talvez ainda um TERCEIRO LOTE!!!
Pois o SN Alvaro Alberto é um PROTÓTIPO NUCLEAR e esta estrutura (E PESSOAL QUALIFICADO) terá de ser mantido no GAP entre ele e o segundo Submarino Nuclear da MB que será construído sobre a construção inicial…
Se isto não for feito, no tempo e no prazo com RECURSOS, todo este enorme esforço já efetuado pode ser perdido e virar FUMAÇA…
TOMARA QUE NÃO ACONTEÇA…
Corretíssimas suas colocações. Aguardamos para que nestes novos tempos em que o novo governo declarou que a recuperação da indústria militar nacional é prioridade, que os projetos nos quais temos investido muito tenham continuidade, tanto a nível de manutenção das capacidades produtivas quanto de desenvolvimento ininterrupto de tecnologias. E pelas notícias que nos chegam as perspectivas parecem ser muito boas.
Sabemos muito bem o que esse novo “governo” quer.$$$$$$$$$$
Este tipo de comentário patético, que desvia o foco da discussão técnica para manifestação de ataques politico ideológicos infantis, essa necessidade adolescente de manifestar birra, além de sujar o ambiente de debate demonstra sua péssima situação psicopatologica.
A maioria dos projetos de modernização das FAs foram assinados pelos governos do partido que voltou ao poder agora, inclusive a criação da Emgepron, goste você ou não destes fatos.
E sobre $$$$, podem ser joias, 52 mansões compradas a vista, ou muitas outras coisas. Mas para você, a gravidade não é sobre o ato em si mas sobre quem o praticou, se foi o inimigo ou o estimado.
Patético é um cara que tem “Brics” no nome querer se fazer de opinador com moral
Não toca o berrante, daqui a pouco vai aparecer um monte de jumento…kkk
Kkkk ,essa gente além de cega,burra e doente,é altamente fanática.
Com esse desgoverno é. O Brasil indo ladeira abaixo e sem freios.
petista mentiroso.
Ele só deu uma opinião Paulo, você que o ofende discordando de forma tão grosseira. Assim como você tem o direito de discordar do governo anterior ele também tem o direito de discordar do atual. Não se pode dar uma opinião contrária ao governo que já se lê esse tipo de manifestação. Em relação ao que se adquiri em meios militares trata-se de compra de estado e não de governo. Por exemplo, o Bolsonaro adicionou mais quatro caças aos 36 adquiridos do primeiro lote e o avião usado pelo presidente e comitiva para ir a China deve ter sido o KC30 por seu raio de alcance: eles foram comprados no governo Bolsonaro, mas nem por isso ele deve receber o crédito por isso já que independente de quem estiver na presidência esse avião teria que ser adquirido. Falando nos KC30, espero que o Lula libere dinheiro para que esses aviões sejam levados para a Espanha para a conversão em MRTT, efetivando seu comentário anterior sobre continuidade. Que as perspectivas se confirmem.
Que bom! Imagine os quatro submarinos Riachuelo e as quatro Tamandaré navegando juntos.