O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) atingiu um importante marco para a Aviação Naval, tendo todos os modelos de aeronaves da Marinha do Brasil (MB) cumprindo simultaneamente manutenção em seus hangares.
Próximo de alcançar sua capacidade máxima, o Grupo atua em 13 aeronaves, sendo 4 do modelo UH-12, 2 UH-15, 2 IH-6B, 1 AH-11B, 1 SH-16 e 3 AF-1B/C, cada qual em seu estágio específico de inspeção/manutenção.
Enquanto algumas aeronaves estão completamente desmontadas, no “esqueleto” de suas células, outras estão em fase final de testes para disponibilização para a linha de voo, como o caso do IH-6B N-5053 que, após longo período de manutenção geral, encontra-se em condições análogas a uma aeronave recém-fabricada.
Vale ressaltar que a tripulação do GaerNavMan dedica-se diuturnamente no desenvolvimento de soluções de engenharia, otimização de recursos humanos e materiais a partir do uso comum entre projetos.
Assim, o Grupo de Manutenção contribui sobremaneira para o aumento da disponibilidade dos meios aeronavais, de forma eficiente, promovendo economias relevantes para a MB.