Por Carolina Ambinder
A ICEYE, finlandesa líder global em monitoramento satelital com tecnologia Synthetic Aperture Radar (SAR), esteve na LAAD pela primeira vez, nesta edição de 2023.
Nela, a empresa já teve como marco a assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) com a Orbital Engenharia, Empresa Estratégica de Defesa (EED) brasileira que atua no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias inovadoras, nas áreas de projeto, fabricação, montagem, integração e verificação de sistemas, subsistemas e equipamentos para aplicações de Defesa e Espaço.
Este será o primeiro passo para uma possível parceria entre as empresas, na qual a Orbital Engenharia pode passar a fazer parte da cadeia de fornecimento global da ICEYE, a partir do Brasil. O MoU reflete, assim, a visão compartilhada pela ICEYE e pela Orbital Engenharia de introduzir a indústria espacial brasileira no segmento New Space. Sobre isso, a Vice-Presidente Ana Paula Cordeiro falou para o Defesa Aérea & Naval:
Esteve também na assinatura do MoU Kimmo Aura, Conselheiro Comercial na Embaixada da Finlândia no Brasil, destacando a crescente cooperação entre os dois países, já havendo cerca de 50 empresas finlandesas no país.
Sobre a atuação nacional, finalmente, foram lançados ao espaço, no ano passado, dois satélites SAR adquiridos pelo Brasil. Batizados de Carcará I e Carcará II, eles fazem parte do segmento Lessonia do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que é conduzido sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os satélites SAR, que podem “ver” o solo durante a noite ou através de nuvens, têm uma vantagem importante na coleta de informações para possibilitar ações subsequentes em suporte aos objetivos ambientais e de segurança nacional, sendo uma tecnologia de uso múltiplo, civil e militar.