Por Carolina Ambinder
Teve início na terça-feira, 11 de abril, a edição de 2023 da LAAD, a maior feira de segurança e defesa da América Latina. O evento é bianual, mas sua última edição ocorreu em 2019, devido a pandemia do Covid-19. Com isso, no evento de agora, há um recorde: 364 marcas de 44 países, e 192 delegações de 71 países.
Tamanha é a importância da LAAD que, na cerimônia de abertura, estiveram presentes os senhores Ministro da Defesa, José Múcio, o Ministro Interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luís Fernandes, o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre outras autoridades civis e militares.
“O país que quer se desenvolver não pode subestimar a importância do complexo industrial tecnológico da defesa”, afirmou o Ministro Interino.
O Ministro da Defesa, por sua vez, destacou que, hoje, a Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil gera 9 milhões de empregos, representando 2,2% dos empregos formais do país. Além disso, 6% das empresas da BID são de alta e média tecnologia, devendo haver continuidade e expansão dos investimentos neste segmento da capacidade industrial brasileira.
A programação e expositores constam no site oficial da LAAD e, para os quatro dias de evento, são esperadas 45 mil pessoas.