Rio de Janeiro – RJ, – 12 de abril de 2023 – A Embraer anunciou hoje, durante a LAAD Defence & Security 2023, o lançamento da aeronave A-29 Super Tucano, avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado, na configuração da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), com foco inicial no atendimento às necessidades de nações da Europa. A nova versão da aeronave, denominada A-29N, incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da OTAN, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações.
Tais funcionalidades aumentarão ainda mais as possibilidades de emprego da aeronave, permitindo por exemplo sua utilização em missões de treinamento JTAC, do inglês Joint Terminal Attack Controller. Os dispositivos de treinamento serão igualmente atualizados para os padrões mundiais mais exigentes, incluindo realidade virtual, aumentada e mista.
“Esta é uma nova etapa na vida operacional do A-29 Super Tucano”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Vemos muitas possibilidades de aplicação do A-29N no momento. Vários países europeus têm mostrado interesse em capacidades específicas da aeronave que agora introduzimos com esta versão.”
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Desenvolvido como uma aeronave extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade (superior a 90%).
Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.
É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados. Por tudo isso, o A-29 Super Tucano representa o melhor de sua classe, combinando excelente desempenho com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo.
De 6 em 6 meses surge uma noticia noticiando o interesse da FAP no A-29, mas nunca ninguém deu a noticia de que o A-29 é 6 milhões de euros mais caros por unidade do que o PC-21, por cada dez aeronaves são 60 milhões de euros de diferença
Tem que comparar as caracterísiticas e funcionalidades de cada aeronave. Preço por preço, lembrar que o Tucanão é MUITO MAIS BARATO do que um F22…ou não?
Carlos: recomende a compra de Cessnas 172…são bem mais baratos…
Ah, Carlos, esqueci: recomende que vendam os F16…são mais caros, bem mais caros do que até mesmo os A29.
De onde voce tirou esses números? Na internet, o preço do A-29 varia de 9 a 14 milhões de dólares e do PC-21 gira em torno de 9 milhões de dólares. Mas, esses são valores estimados e que estão sempre atrelados à um pacote de treinamento, manutenção, ferramental, etc. Portanto, esses 6 milhões de diferença que você citou, estão fora de contexto ou são irreais.
Sempre está presente o A-29 para Portugal porque Portugal publicou a Lei de Programação Militar que faz referência à aquisição de aviões a hélice, mas todo o mundo se esquece da experiência portuguesa na guerra contra insurgência que diz que os helicópteros são muito mais uteis do que qualquer avião por movimenta militares, evacua feridos, ajuda na logística e dá proteção aérea. Com o aparecimento do A-29N, versão destinado aos países da NATO (OTAN) voltou-se a falar do Super Tucano e de Portugal e como a Embraer pode dar assistência aos A-29 em Alverca, apenas recordei que durante dez anos as OGMA construíram 1500 PC-12 e que o PC-21 era mais barato do que o A-29 e ao Santamariense dei-lhe o endereço de um site onde mencionava como sendo de 18 milhões de dólares o custo de aquisição de um A-29 e também li que a Espanha pagou 205 milhões de euros por 24 PC-21 cujo o preço unitário fica em torno dos 8,5 milhões de euros. Com as criticas presentes de Lula aos países da OTAN, o A-29 deve mudar da versão N (NATO) para a versão B (BRICS) e quanto ao KC-390 os já contratados irão ser mantidos, mas novos tenho dúvidas que irão surgir porque dos prováveis novos utilizadores do KC-390, só a Áustria não faz parte da OTAN mas faz parte da UE
Muito bom!!
Muito bom, Super Tucano ainda vai voar muito!
É o estabelecimento da versão que está sendo ofertada para Portugal ???
Mesmo usando aeronaves usadas da FAB…
Ou já será para vendas europeias posteriores???