Nos próximos dias, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa do Governo da Finlândia, Esa Pulkkinen, posição equivalente a Vice Ministro, visitará o Brasil com uma delegação empresarial. Na sequência, o senhor Pulkkinen, acompanhado por assessores e diplomatas, terá encontros com autoridades na Argentina.
A visita ao Brasil ocorre em meio à oficialização da adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e sinaliza a crescente importância que o país nórdico tem dado à maior economia da América Latina e Caribe ao longo dos últimos anos. Quanto à Argentina, a agenda incluirá temas como navios polares e satélites.
Como preparativo para a delegação, a Embaixada da Finlândia em Brasília, a Business Finland e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia organizaram um evento nórdico com a liderança da Marinha do Brasil. O objetivo do encontro foi discutir oportunidades de colaboração no âmbito do Plano Estratégico da Marinha PEM 2040.
Adicionalmente, a Embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, e o Conselheiro Comercial Kimmo Aura visitaram o Comandante do Exército Brasileiro, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em Brasília (DF) para discutir o estreitamento da colaboração bilateral entre os países e os projetos estratégicos da força.
Na próxima segunda-feira (10), a delegação finlandesa terá encontros com importantes autoridades, empresas da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira e com associações setoriais. Nos dias seguintes, o grupo visitará a LAAD Defense and Security, maior feira da indústria de defesa na América Latina.
“A Finlândia é um país confiável e tecnologicamente sofisticado. Queremos aumentar ainda mais a cooperação entre os países em temas como defesa, espaço, vigilância marítima e segurança cibernética, bem como aproximar as nossas Bases Industriais de Defesa, que têm capacidades complementares”, afirma a senhora Karanko.
Desde 2015, Brasil e Finlândia possuem um memorando de entendimento nas áreas de pesquisa, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa. Nos últimos anos, novos acordos foram assinados em áreas como segurança cibernética, comunicação crítica e quinta geração da tecnologia celular sem fio (5G).
Importância do Brasil para a Finlândia
O Brasil é o principal parceiro econômico e comercial da Finlândia na América Latina e Caribe, segundo o Assessor Sênior da agência de promoção do comércio e investimento do Governo da Finlândia, João Bordon. “Temos quase 60 subsidiárias finlandesas operando no Brasil, e o setor de defesa tem tido crescente importância”.
Empresas como Wärtsilä, Vaisala e ICEYE já colaboram com as Forças Armadas do Brasil. Outras, como Grupo Patria e ReOrbit, vem discutindo oportunidades de colaboração com atores locais ao longo do últimos anos. “Entendemos que há bastante espaço para incrementar a colaboração entre os países”, afirma o sr. Bordon.