Um dos destaques da Saab na LAAD será o sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD).
O MSHORAD da Saab é uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab.
Na LAAD 2023 a Saab demonstra a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.
O RBS 70 é adequado para defesa de ponto em baixa altura. Contudo não é substituto direto aos canhões anti-aéreos recentemente aposentados. Pois não cumprem a função de tiro de saturação como close-in weapon na defesa de baixa-altura como é possível com canhões.
Tá aí a nossa nova defesa AA de baixa altura. Com a recente aposentadoria dos sistemas de 35mm e 40mm, veremos, provavelmente, uma maior abrangência de mísseis na força. O EB já usa o RBS70 e integrar seu uso ao Guarani seria muito bom. Espero que seja intercambiado com as UT30BR.
Correção no último parágrafo.
Na LAAD 3023. Seria 2023.
Obrigado Alex!
O conceito novo é Defesa/Autodefesa
Pelo dinheiro investido, tinham que desenvolver um Guarani com Saber M60 e A-Darter.
Gostei.
rbs70 me parece ineficaz contra mísseis.