O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), entregou no dia 23 de março o Certificado de Tipo do C-390, versão FOC (Full Operational Capability) à Embraer.
O Certificado atesta que a aeronave está totalmente operacional nas atividades previstas, tais como transporte de carga, de pessoal, Reabastecimento em Voo, lançamentos aéreos e combate a incêndios.
A cerimônia de Certificação FOC do C-390 e a apresentação da aeronave FAB2858 acontecerá no dia 30 de março na sede da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto (SP).
A certificação FOC permite pouso e decolagem em pistas não preparadas (cascalho, terra e etc..)?
Gilberto Resende, pelo que pude entender a adequação do contrato “FABolsonara” foi culpa do Ex-Presidente … ou nem devemos chamá-lo de ex-Presidente? Pelo seu posicionamento agora o atual presidente Lula deverá acrescentar pelo menos mais umas 30 unidades, não é mesmo?
Comparando com outros produtos de Defesa o KC-390 já é um case de sucesso.
MAS se conquistar a Índia como cliente e emplacar a associação com a L3Harris no Programa Agile Tanker da USAF se consagrará DEFINITIVAMENTE…
Aguardo ainda o posicionamento definitivo do atual Governo Brasileiro se vai manter ou alterar o cronograma do KC-390, unilateralmente alterado pela FABolsonara do BBJ (Brigadeiro Batista Junior).
Espero que a médio prazo o novo governo retorne os MOUs Stout e do UCAV supersônico e cancele a ABSURDA decisão de não desenvolver na EMBRAER o Gripen F.
Quando os rumores da venda da Avibrás a única coisa LÓGICA que deveria ocorrer é o governo através do Banco BNDES formar uma Joint-Venture unindo Governo Federal-EDS (Embraer Defesa e Segurança) para assumir o controle gerencial e técnico da Avibrás.
Com a EXPERTISE da Embraer e o apoio financeiro do governo federal estabelecer-se-ia a finalidade de reter o controle de uma empresa ALTAMENTE estratégica para o país que inclui toda a Família do Sistema de artilharia ASTROS, os futuros mísseis de cruzeiro do EB AVTM-300, FAB MICLA-BR e eventualmente um míssil de cruzeiro para a MB e finalmente o motor foguete para o programa espacial brasileiro S-50.
Não há POSSIBILIDADE CRÍVEL de se permitir a VENDA do Grupo Avibrás para um grupo estrangeiro pelos múltiplos impactos que teria sobre sistemas críticos de defesa e tecnologia espacial no futuro mediato do Brasil !!!
Esquerdinha não consegue tirar Bolsonaro da boca e passar pano pra suas elocubracoes militantes…
Direitinha dê um opinião ÚTIL…
O BBJ tornou-se comandante da Aeronáutica depois do caso Pazuello onde o mito chutou o balde da hierarquia militar e colocou 100 anos de sigilo para não mostrar como ele não foi punido.
Em seguida trocou os TRÊS comandantes de força e colocou Comandantes politicamente DÓCEIS a sua política manietando as forças.
Bolsonaro era fiador da FUSÃO com a Boeing na medida que a aprovava e inclusive não usou a Golden Share para impedir ou modificar a operação.
No seguimento da operação não ter vingado, Bolsonaro e BBJ diminuíram unilateralmente a encomenda do KC-390 às vésperas de um grande evento internacional aéreo prejudicando a EMBRAER, cancelaram em seguida os MOUs Stout e UCAV supersônico com a EMBRAER e por fim BBJ declarou pretender retirar o desenvolvimento do Gripen F da EMBRAER..
ENTENDEU o contexto???
Tudo isso TEM de ser REVISTO pelo novo governo e se tu acha que tudo isso que o governo anterior fez CONTRA a EMBRAER é 100% a favor do Brasil, tu só é mais um devoto sem noção da realidade do ser mitológico…
Concordo plenamente com um joint Unindo Embraer, Engeprom e outras empresas nanionais, e o Governo Federal reforçando encomendas de baterias do Astros 2020, para guardar nossa Amazônia ao invés de importar Carros de Combate do exterior, para preservar o que representa a Avibrás em termos de tecnologia com o Astros, AVTM300, o S-50, MICLA-Br entre outros. Fico arrepiado em lembrar o desmantelamento da Indústria DE Defesa feita no Governo FHC. É vero que para cada produto militar produzido, cerca de uma centena para consumo civil serão manufaturados
O 2858 é mais um entregue à FAB? Estou procurando a relação dos KC entregues e não achei! rs
Se inicia com o Fab2853 ,Fab2854, Fab2855,Fab2856 ,Fab2857 o último entregue e agora o Fab2858 no total de 06 kc 390 distribuídos entre o esquadrão zeus em anapolis e o esquadrão gordo no galeão.
Muito obrigado pelo informe. É o que eu perguntar tb.
Valeu Matheus, obrigado, vou anotar para não perder a conta, rsrs
E o FAB 2852 que substiutiu o prototipo que sofreu acidente? Essa aeronave vai ser incorporada a frota da FAB também após o FOC?
Se a Embraer emplacar um contrato com a Índia para a produção desta aeronave será fantástico e de total merecimento porque sem dúvidas é um projeto espetacular e superior a qualquer concorrente.
E pegando gancho na observação do colega Clovis sobre investimentos, este burburinho sobre a possibilidade de venda da Avibrás a uma empresa dos Emirados Árabes ressalta a gravidade da falta de interesse em investir e sustentar a extremamente estratégica e sensível indústria militar do país, que deve se constituir num alicerce básico para qualquer nação que queira assegurar sua independência e proteger suas riquezas. É absurdo que uma mentalidade irresponsável, inconsequente, entreguista, ainda esteja predominando neste país diante de toda rapinagem mundial levada a cabo pelos mais poderosos.
Eles querem comprar porque não são capazes de fazer. Nós temos o mais precioso recurso que são as mentes criativas e geralmente estas só vão encontrar possibilidade de criar trabalhando para fortalecer outros países.
O Brasil tem tudo pra desenvolver, criar produtos bélicos. O principal nós temos que é material humano. O brasileiro é inventivo falta investimento. Parabéns pela matéria
Concordo plenamente contigo caro Clovis !!!