A partir de 2015, a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá o A-Darter, um míssil capaz de manobrar até 10 vezes mais rápido que um avião de combate. A nova tecnologia, fruto de um desenvolvimento conjunto do Brasil com a África do Sul, já está no final da fase de testes e próxima do início da produção em larga escala.
Com 2,98 metros de comprimento e 90 kg de peso, o A-Darter é um míssil ar-ar, ou seja, criado para ser lançado de aeronaves contra alvos aéreos. Para isso, conta com um sensor que detecta o calor de aviões e helicópteros para guiagem.
A diferença tecnológica é que, ao contrário dos modelos mais antigos, um caça equipado com o A-Darter pode atingir alvos que não estejam só na frente, mas também dos lados e até atrás da aeronave.
FONTE e FOTO: Ministério da Defesa
eu idem e com eles misseis com maior alcance , maravilha
Que otima noticia.Brasil se superou muito espero ver nossas forçar operando ele
esse míssil tem um alcance curto (6km), serve para combate dog fire, mas nossos caças são de 2G atualizados para 4G, frente as aeronaves de hoje não chegaríamos nem perto.
posso estar errado, mas na minha opinião deveríamos investir em um míssil de radar ou ir, mas de longo alcance (150 a 200 km) seria mais compatível.
O alcance do ADarter é de 12 km, podendo chegar a até 15 km dentro da “no escape zone”!
Nada, mas nada mesmo em funçãos dos problemas até o presente momento indicam que este prazo será cumprido.
Grande abraço
Se Deus quiser será integrado nos SH-BR, mas só depois de 2016, e olha lá… Até lá vamos de Derby mesmo.
Digo, Piranha, pois é um míssil WVR…
Para o lugar dos Derby esperemos os AMRAAM…
Boa notícia… Há previsão para novas versões do A-Darter?