Após 17 dias da Operação “Abrigo pelo Mar”, em apoio às vítimas das fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo, a Marinha do Brasil (MB) realizou mais de 1.200 atendimentos médicos e psicológicos, desobstruiu vias públicas com a retirada de aproximadamente 2 mil toneladas de escombros, além do transporte e distribuição de 110 toneladas de donativos.
As ações estão sendo realizadas em coordenação com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde de São SebastiãoSP, observando orientações do Ministério da Defesa e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (coordenador das ações no nível federal).
Nesse período, a MB vem empregando 3 navios, 6 aeronaves (responsáveis pelo apoio aos reconhecimentos, transporte de equipes técnicas e evacuações aeromédicas), 27 viaturas e um efetivo de mais de mil militares, incluindo 180 Fuzileiros Navais e 70 profissionais da saúde.
Constatada a redução na busca pelos apoios disponibilizados e o progressivo reestabelecimento dos serviços públicos na região, a partir de amanhã (10), a MB manterá as atividades em atenção à população local (atendimento em hospital de campanha, desobstrução de vias e entrega de donativos), com adequação do efetivo. Diante desse cenário, o esforço logístico para a manutenção das ações será realizado por via terrestre e o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” regressará à sua base no Rio de Janeiro, onde permanecerá pronto para o cumprimento de outras missões ou eventual reintegração à Operação “Abrigo pelo Mar”.
Como instituição de Estado, a MB reafirma o seu compromisso na atuação conjunta com os órgãos públicos e entidades civis, a fim de contribuir para a segurança e o bem-estar da população brasileira em situações de crise.
Centro de Comunicação Social da Marinha
Quem não retornou ás notícias foi o Riachuelo. Cadê esse submarino?