Por Horácio J Clariá
A Força Aérea Argentina (FAA) reforçou sua força de combate na Base Aérea Militar (BAM) Río Gallegos, sua base aérea mais ao sul, depois que o braço aéreo revelou que enviaria permanentemente três treinadores de caça IA-63 Pampa III para suas instalações.
A mudança foi anunciada durante cerimônia na base, que está localizada na província argentina de Santa Cruz, no dia 7 de fevereiro, em um evento que contou com a presença do comandante da FAA, Gen Brig Xavier Isaac, e do ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana.
Os Pampa III foram transferidos para BAM Río Gallegos do Grupo Aéreo 6 de Caza (uma parte da VI Brigada Aérea em Tandil) e compartilharão a base aérea com o esquadrão residente De Havilland DHC-6-200 Twin Otter.
As FAA procuram aumentar a sua presença no sul do país e, em um futuro próximo, a BAM Río Gallegos será atualizada e renomeada como X Brigada Aérea.
Este título foi conquistado anteriormente entre 1984 e 1996, quando os caças Mirage IIIC e Mirage 5PA Mara estavam baseados ativamente em Río Gallegos. Desde 1997, a FAA realiza regularmente exercícios em que diferentes unidades com IA-58 Pucará, Pampa e A-4AR Fightinghawk se deslocam para a base por algumas semanas e são encarregadas de realizar combates ar-ar e ar-terra.
A FAA também está disposta a enviar dois helicópteros Mi-171E Hip-H de transporte tático para Río Gallegos, uma vez que ambas as células tenham sido devolvidas ao serviço operacional após a conclusão de sua principal revisão. A frota argentina de Pampas certamente aumentará à medida que mais Pampas II forem convertidos para o padrão Pampa III. Este processo de atualização está ocorrendo atualmente nas instalações da Fabrica Argentina de Aviones em Córdoba.
Embora o Pampa III não seja um caça multifuncional, que é o que a FAA exige para esta tarefa, a plataforma ainda será um ativo muito importante para esta região até que um caça de quarta geração seja finalmente adquirido. Os jatos vão operar com dois radares 3D que estão já operando em Río Gallegos e Río Grande para controlar e salvaguardar o espaço aéreo nesta área da Argentina.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Combat Aircraft
VÍDEOS via Whatsapp
Chamar o Pampa III de caça já diz tudo.
İAhora se va!
Mais uma base para que? se nem mesmo Pampa eles estão conseguindo comprar kkkk
Nenhum caça sera comprado. Nem o Guarani. Anotem. Fernandez está so enrolando.
Parabéns, a Fuerza Aérea Argentina, por esta feito.
3 Pampa III! Cuidado UK a invasão das Falklands está próxima!