O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou, esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa na capital ucraniana de Kiev, que Espanha irá enviar 10 tanques de combate Leopard 2 para a Ucrânia. São mais quatro do que os seis anunciados ontem pela ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles.
Na conferência, ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o chefe de governo espanhol referiu que os veículos deverão “chegar nas próximas semanas ou meses”.
Já sobre o envio de aviões de combate, Sánchez afirmou não ser contra e reconheceu que o caminho para a paz passa por armar a Ucrânia, mas considerou que o assunto deve ser “discutido com os aliados”.
“Vi os efeitos da guerra e só tive um pensamento: o mundo internacional baseado em regras foi construído precisamente para evitar as imagens que vi hoje”, disse o governante, que esteve esta manhã visitando as cidades de Bucha e Irpin.
“O meu país condena firmemente a agressão ilegal na Ucrânia e não reconhecemos a falsa agressão dos territórios ucranianos”, acrescentou, sublinhando que os ucranianos “não estão sozinhos neste guerra”.
Por seu lado, o presidente ucraniano agradeceu a “solidariedade de Espanha”, país que está ajudando a proteger “os céus contra o terror dos mísseis russos”.
“Desde os primeiros dias da guerra que sentimos a solidariedade da Espanha. Durante este período, o apoio só aumentou”, disse. “Estão nos ajudando a proteger os nossos céus contra o terror dos mísseis russos. A Espanha está ajudando a salvar as vidas dos ucranianos e a proteger as cidades”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Notícias ao Minuto
E assim a Europa vai se desmilitarizando a si mesma… certamente uma oportunidade ótima para os partidos políticos que estão no poder em muitos desses países… curiosamente os mesmos países controlados por partidos “verdes”, de esquerda ou pro paz, são os que mais realizam fornecimento de seus equipamentos militares, coincidência legal né!
Boa sorte a força blindada espanhola que já estava nas últimas de toda sorte..
“o mundo internacional baseado em regras ” as regras foram cumpridas na Libia Siria Iraque… minhas regras!
Os países europeus estão desovando equipamento velho para a Ucrânia.
Pôxa! Eu bem queria uns Leopard 2 velhos pro EB. rsrsrsrs
Concordo em gênero número e grau! Como eu também queria!
Coloco abaixo a maneira como vemos as FFAs (não sei se é realidade ou não):
Um especialista dizendo:
– “Os Leopard 2 são ótimos e todos sabem disso. Está comprovado!”.
E o “mestre” retrucando:
– “Pensando bem não”… O custo operacional é muito alto. Faltará verbas para aposentadorias, deslocamentos inúteis, coquetéis e outras coisinhas mais”. Então esqueçam!!!
Se estiver errado, por favor, pode corrija-me.
Outro abraço.