O quarto protótipo de helicóptero AW169 construído pela AgustaWestland entrou no programa de testes de voo, completando o seu voo inaugural em 31 de janeiro. O voo serviu para testes de manuseio geral da aeronave e avaliação dos sistemas básicos, com o relatório da empresa informando que o AW169 obteve o desempenho esperado.
O primeiro, o segundo e o terceiro protótipos da nova geração de aeronaves de 4,5 ton, AW169, realizaram seus vôos inaugurais em maio, julho e novembro de 2012, respectivamente, e já completaram mais de 150 horas de voo até o momento.
A AgustaWestland informa que o programa está dentro do cronograma para obter a certificação civil em 2014. O quarto protótipo terá configuração de produção da aeronave multi-função, projetado para o EMS, SAR, a aplicação da lei de passageiros e de transporte offshore e missões utilitárias. O AW169 incorpora várias novas tecnologias incorporadas no sistema de rotor, motores, aviônicos, transmissão, geração de energia elétrica e sistemas de distribuição. Tecnologias mais recentes incluem um recurso de modo APU e dispositivos de toque de tela do cockpit.
Desde o seu lançamento em Julho de 2010, a AgustaWestland AW169 recebeu encomendas para mais de 70 unidades de clientes na América do Norte e América do Sul, Ásia, Oriente Médio, Europa e Austrália.
FONTE: Shephard
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: defesa Aérea & Naval