A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) realizou, em 23 de dezembro, a assinatura do contrato para aquisição do novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO).
Com as orientações do Comando da Força Aeronaval e os apoios irrestritos do Comando em Chefe da Esquadra e do Comando de Operações Navais, a parceria firmada entre a empresa Atech e a Marinha do Brasil objetiva a modernização do seu Sistema de Controle de Tráfego Aéreo, por meio da substituição do atual sistema X-4000, em operação há mais de quinze anos no Controle de Aproximação da BAeNSPA (APP Aldeia).
Desenvolvido pela Atech, do grupo EMBRAER, o novo Sistema possui um conjunto integrado de ferramentas operacionais de visualização e apoio à decisão, que proporcionará aos controladores de tráfego aéreo uma consciência abrangente e precisa, garantindo a segurança e a eficiência dos voos, da decolagem ao pouso.
Atrelados a isso, um sistema atualizado nos padrões internacionais, garante uma maior confiabilidade no serviço de controle de tráfego aéreo, devido ao aumento de disponibilidade do sistema e uma integração com os demais centros de controle de tráfego aéreo.
A presente contratação será feita pela modalidade “As a Service”, no qual a empresa se responsabilizará pelo suporte, assessoria e assistência técnica, durante o período de contrato de 60 meses. Nessa modalidade, tanto o software, os hardwares e todos os sistemas que compõem o SAGITARIO serão fornecidos pela Atech e a BAeNSPA terá o direito de usá-lo pelo período do contrato. Tal modalidade possibilitou a contratação do moderno sistema a um custo consideravelmente menor, sendo vantajosa para a Administração Pública.
A Atech é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo sistema para o gerenciamento do espaço aéreo brasileiro. Durante a implantação do novo Sistema de Controle de Tráfego Aéreo na BAeNSPA estão previstos treinamentos para os controladores e mantenedores. A entrada em operação do SAGITARIO no APP Aldeia está prevista para o segundo semestre de 2023, com a operação paralela e assistida por parte da empresa contratada.